Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/04/24 às 11h23 - Atualizado em 7/05/24 às 8h59

Brasília Ambiental participa de “blitz educativa” de prevenção dos incêndios florestais

COMPARTILHAR

O Instituto Brasília Ambiental participou, nesta sexta-feira (26), na Estação Ecológica Águas Emendadas (Esecae), em Planaltina, da primeira blitz educativa de prevenção dos incêndios florestais de 2024. Realizada pelo o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif), a ação tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a proibição e os riscos associados à queima de lixo e restos de poda, principais causas de incêndios florestais no Distrito Federal.

 

O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, esteve presente no evento, ajudando na orientação aos motoristas, e reforçou a importância da ação. “Sofremos muito com a seca nos meses que se aproximam, essa conscientização é importante para que ganhemos força no combate aos incêndios florestais. Ano passado tivemos muito sucesso com nosso trabalho e então este ano estamos expandindo todos os nossos esforços”.

 

Durante a blitz, veículos foram abordados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), e equipes de representantes dos órgãos ambientais orientaram motoristas e passageiros. A ação também contou com o apoio de 25 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I da Escola Nossa Senhora de Fátima, de Planaltina, que atuaram, com máscaras do lobo-guará e da arara-azul, como multiplicadores de boas práticas ambientais. Na ocasião, também foram distribuídos kits de material educativo.

 

“A educação ambiental é o que faz mudar hábitos e a conduta das pessoas. E essa é uma ação educativa, estamos aqui para orientar e alertar os condutores que estão passando por aqui dos problemas que podem causar as queimadas”, explicou a secretária-executiva da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), Eleutéria Mendes.

 

Coordenada pela Sema, a ação contou ainda com o apoio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros (CBMDF), da Companhia Ambiental de Saneamento do DF (CAESB), do Instituto  Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

Para a coordenadora do Ppcif, Carolina Schubart, a ação conjunta destas instituições busca não apenas informar, mas também reduzir significativamente os focos de incêndio e áreas queimadas, especialmente na região da Esecae. “Estamos iniciando hoje, aqui na Estação Ecológica de Águas Emendadas, a sequência de blitzen educativas que vamos realizar durante o ano. Aqui temos várias instituições integrantes do Pcif com o intuito de trabalhar unido para a realização da blitz”, completou.

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543