Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/11/19 às 10h53 - Atualizado em 26/11/19 às 14h11

Perfil do Presidente

Edson Duarte

 

Presidente do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – Brasília Ambiental desde 3 de janeiro de 2019; Edson Duarte é graduado em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e pós-graduado em Planejamento Estratégico de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi ministro do Meio Ambiente (titular e interino); secretário Executivo e secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental no Ministério do Meio Ambiente; ocupou os cargos eletivos de deputado federal por duas legislaturas, deputado estadual também por duas legislaturas. Foi chefe das delegações brasileiras na 14ª Conferência da Biodiversidade no Egito e da 24ª Conferência do Clima na Polônia. Foi chefe da delegação brasileira no Encontro de Ministros da América Latina e Caribe realizada em 2018, em Montevidéu, e na reunião da Comissão Internacional das Baleias, realizada na cidade de Florianópolis.

 

Duarte foi presidente do Conselho Nacional do Meio Ambiente, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e do Comitê de Implementação do Programa Nacional de Conectividade de Paisagens (CONECTA), no âmbito do Ministério do Meio Ambiente. Foi membro titular do Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE/ BOVESPA) e da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Reativou e foi membro titular da Comissão Tripartite Nacional; do Conselho do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio); do Comitê Permanente de Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente; do Grupo de Trabalho da Cadeia da Carne Sustentável e também membro titular do Grupo de Trabalho para o Controle do Desmatamento na Cadeia Produtiva da Soja. Foi um dos idealizadores da revista Pensar Verde e membro do Conselho Editorial e autor de publicações sobre meio ambiente e planejamento estratégico.

 

Presidente da Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério do Meio Ambiente, em 2016 e 2017, foi membro do Comitê Externo da EMBRAPA Semiárido/ CPATSA. Na Câmara dos Deputados, foi relator do Grupo de Trabalho sobre Segurança e Fiscalização Nuclear e Radioativa; do Grupo de Trabalho sobre Amianto e do projeto de lei que instituiu a política nacional de proteção da Mata Atlântica, além de coordenar o Grupo de Trabalho que criou o Programa de Combate a Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. Foi relator do projeto que instituiu a Política Nacional de Agricultura Orgânica e autor de diversos projetos de lei sobre animais, meio ambiente, comunicação, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.

 

Na Câmara dos Deputados, integrou ainda, como membro titular, as Comissões Permanentes de Agricultura e Política Rural; de Defesa do Consumidor; do Orçamento, de Meio Ambiente e Minorias; da Amazônia; e de Desenvolvimento Regional e as Comissões Especiais criadas para discutir a Reforma Tributária; a Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Violência e Narcotráfico e de Integração e Revitalização de Bacias Hidrográficas. Integrou Frentes Parlamentares como a Indígena, onde foi coordenador.

 

Declaração de Bens Edson Duarte

 

 

Brasília Ambiental - Governo de Brasília

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543