Instrução e conhecimento são as melhores ferramentas para uma boa decisão sobre aposentadoria. Essa análise foi ponto comum entre os palestrantes da tarde desta segunda-feira, 21, na programação da XII Semana da Saúde e Segurança do Trabalho, do Instituto Brasília Ambiental, cuja temática foi “Aposentadoria com Especialistas do Iprev”.
Os especialistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev) foram o diretor de previdência, Paulo Henrique de Souza Ferreira e a coordenadora de Reconhecimento de Direitos, Liliana Estela Sampaio Duarte. Eles abordaram os principais aspectos relacionados aos direitos e procedimentos de aposentadoria do serviço público.
Paulo Henrique Ferreira falou sobre os regimes de aposentadorias existentes hoje no GDF. Explicou que o Iprev é voltado para servidores efetivos ativos, inativos e seus pensionistas. Esclareceu que Instituto se organiza em colegiados, destacando que a Diretoria Executiva do Iprev é o colegiado de mais interesse aos servidores. “É onde funciona a concessão e pagamentos dos benefícios, e as áreas de investimentos e jurídica”.
Ferreira também destacou, entre outras coisas, a importância de o servidor, que já está pensando em se aposentar, se organizar financeiramente para isso. ”É importante lembrar que hoje o servidor aposentado continua contribuindo com a previdência. Contribui menos que o servidor na ativa, mas contribui. Então, é fundamental que os candidatos à aposentadoria tenham isso na sua previsão de cálculo na hora de aposentar”, lembrou.
O especialista informou ainda sobre a divisão de segregação de massa, na qual existem o Plano Financeiro, que é de repartição simples e na qual estão a maior parte dos servidores do GDF, e o Plano Capitalizado. No Plano Financeiro existem 77.660 servidores ativos, 61.969 aposentados e 13.834 pensionistas. No Capitalizado, que iniciou em 2019, existem 11.548 servidores ativos, um aposentado e um pensionista.
Direitos – A especialista Liliana Estela Duarte falou sobre quem tem direito a aposentadoria, como e onde solicitar. Para responder a essas questões, ela explicou sobre as regras e tipos de aposentadoria vigentes, como a integral e a proporcional. “A aposentadoria integral não significa que a fórmula de cálculo é com base na última remuneração do servidor, e sim na média das remunerações”, salientou.
Liliana Duarte falou também das aposentadorias voluntárias, que se dividem em comuns e especiais, nas compulsórias, que são por invalidez e por idade, e nas aposentadorias especiais, que são os casos de professores e servidores com deficiência.
“Cada órgão tem sua área de gestão de pessoas, onde as informações sobre quando o servidor pode se aposentar estão disponíveis. Aqui, no caso do Brasília Ambiental, é a Digep”, lembrou a especialista. Ela apresentou ainda, como opção, a ferramenta Calculadora de Aposentadorias do TCDF, que calcula tempo e requisitos para fins de aposentadoria, podendo ser acessada no http://calculadora-aposentadorias.tc.df.gov.br .
Outro assunto abordado por Liliana Duarte, entre várias questões, foi a importância de os servidores manterem seus dados sempre atualizados nos departamentos pessoas dos órgãos que trabalham. “É necessário informar no setor de pessoal qualquer alteração de nome, endereço, averbações de tempo ou outra informação pessoal que importe para a aposentadoria. Dados desatualizados podem criar complicações no momento de aposentar”, alertou.
Solicitações – O tema vespertino deu continuidade a temática da manhã quando ocorreu a abertura da XII Semana da Saúde e Segurança do Trabalho, e a ênfase foi o momento de preparação para a aposentadoria, numa abordagem os aspectos psicossociais desta fase da vida do servidor.
De acordo com os organizadores da Semana o tema em questão, neste primeiro dia, como toda a temática do evento, vem ao encontro das solicitações dos servidores, manifestadas nas abordagens feitas pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep).
O evento continua amanhã com as palestras, às 10h, “O corpo fala, você escuta? Uma abordagem psicossomática do corpo e da mente”, com a conselheira espiritual, consteladora familiar e orientadora educacional, Lúcia Alencastro. E, às 14h30, com a palestras sobre Plantas Medicinais, com a agricultora raizeira e guardiã de saberes ancestrais em saúde, Josefa ataíde.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543