Governo do Distrito Federal
7/02/22 às 15h14 - Atualizado em 15/02/22 às 8h35

Unidade móvel inicia atendimentos no Parque Três Meninas

COMPARTILHAR

“Muito importante poder contar com esse tipo de atendimento aqui. Nem sempre temos condições de pagar uma consulta, mas queremos o melhor para os nossos bichinhos”, contou a tutora do Rex, Maria Deusuite. O cão dela, da raça pinscher, foi um dos primeiros pacientes atendidos, nesta segunda-feira (7), na unidade móvel do Serviço Veterinário Público (Hvep), em Samambaia.

 

Instalado no Parque Ecológico Três Meninas, sob administração do Instituto Brasília Ambiental, o projeto piloto também foi aprovado por Elaine de Oliveira. Ela, que já tem outros dois animais em casa, levou um gato resgatado para ser examinado, antes de encaminhá-lo para adoção, e afirmou estar “bastante satisfeita com o serviço oferecido de forma gratuita”.

 

 

Com a distribuição de dez senhas diárias, a partir das 8h, triagens, consultas e coletas para exames de sangue acontecem, de segunda a sexta-feira, até 13h, enquanto para o turno vespertino estão previstos os retornos agendados.

 

De acordo com o secretário-executivo do Brasília Ambiental, Thúlio Moraes, que acompanhou o primeiro dia de atendimento, o serviço foi iniciado em caráter experimental para que o órgão consiga encontrar a melhor forma de atender a população do DF. “Nosso objetivo é ampliar o número de senhas em breve e levar a unidade para diferentes regiões administrativas a cada três meses”, ressaltou.

 

Já a diretora do Hvep, Mayara Cauper, reforçou que a equipe, composta por veterinários, enfermeira, recepcionista e serviços gerais, também realiza curativos simples e aplicação de medicações, a depender da situação, além de orientações educacionais sobre cuidados com os pets. “Para atendimentos emergenciais é recomendado que os tutores procurem o auxílio diretamente na sede do Serviço Veterinário Público das 7h30 às 15h”, destacou.

 

Recorde –  Localizado no Parque Ecológico Lago do Cortado, em Taguatinga,  o Hvep realizou, em 2021, 210.205 atendimentos, sendo 54.662 administrações de medicamentos, 2.834 cirurgias, 19.460 consultas, 14.030 retornos, 23.393 exames de imagem e 95.846 exames laboratoriais. O número superou o ano anterior, quando foram realizadas 129.880 assistências veterinárias.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543