Mais de 30 entidades são parceiras da Secretaria do Meio Ambiente na realização da Virada do Cerrado, que acontece de 11 a 13 de setembro com programação colaborativa. Durante três dias, o Distrito Federal vai celebrar o Cerrado e a consciência ambiental na “Semana do Cerrado”, incluída no calendário oficial de eventos em cumprimento da Lei 4.939/2012.
Organizada por um comitê de entidades e coletivos comprometidos com a sustentabilidade socioambiental e o desenvolvimento de consciência crítica das dimensões da sustentabilidade – econômico, social, ambiental, cultural, ético, político, estético – a primeira Virada do Cerrado é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Mais que um evento, a Virada do Cerrado é um grande programa colaborativo de mobilização e educação ambiental que promove atividades socioambientais, educativas, esportivas e culturais. Integra o poder público, organizações da sociedade civil e setor privado em um grande movimento pela sustentabilidade. O objetivo é que o programa de caráter continuado tenha uma celebração anual, unindo entretenimento, mobilização social e responsabilidade socioambiental.
Em parceria com 14 Administrações Regionais, os projetos e ações da Virada acontecerão em várias regiões administrativas do DF, promovendo uma descentralização da iniciativa e o envolvimento maior da população. As atividades serão realizadas em diversos espaços públicos e parques urbanos. Fortalecer o uso consciente desses locais é um dos objetivos do programa Brasília nos Parques, lançado em junho pelo governo de Brasília.
Nos dias 11 e 12, a programação da Sema, Ibram, Sebrae e Funarte contará com múltiplos atores debatendo os temas Água, Agroecologia e Consumo Consciente. O secretário de Meio Ambiente, André Lima, dará as boas vindas à mesa de abertura da Virada do Cerrado. Em seguida a agenda continua com seminários sobre o uso sustentável da água, estratégias de mobilização social e educação ambiental, com participação do ator e produtor de alimentos orgânicos Marcos Palmeira e a diretora da Carta da Terra Internacional, Mirian Vilela. No dia 13, a programação será repleta de atividades esportivas e culturais.
Diversas atividades estão sendo organizadas também pelas Administrações Regionais. Em Itapoã, por exemplo, haverá caminhada e limpeza do parque ecológico da região. No Parque Ecológico do Paranoá, os visitantes encontrarão piquenique, palestras, competição de pipa, musicais e pintura de rosto. Em Planaltina, os participantes poderão fazer trilhas ao redor do Parque Sucupira e assistir vídeos ambientais. No Jardim Botânico de Brasília será inaugurado o Cerratenses — Centro de Excelência do Cerrado.Já em Santa Maria haverá mutirão de criação e instalação de lixeiras feitas com pneus e montagem de jardins, além de curso de produção de sabão caseiro.
A Fundação Jardim Zoológico de Brasília promoverá ações como teatro de fantoches e oficinas.
A Virada do Cerrado quer que a população se envolva ativamente em cada uma dessas iniciativas, apropriando-se não só do espaço público como também da responsabilidade pela preservação do mesmo.
A programação inicial já está disponível no site “Tô na Virada”, o canal oficial de divulgação do evento. Conheça também as organizações e entidades que fazem parte do Comitê Criativo.
Serviço:
Virada do Cerrado – Cidadania e Sustentabilidade
De 11 a 13 de setembro, em diversas regiões do DF
Confira a programação do evento.
site: http://tonavirada.org/
facebook: https://www.facebook.com/tonavirada
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543