Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/23 às 8h18 - Atualizado em 17/01/24 às 8h13

Sistema Harpia começa a funcionar em janeiro de 2024

COMPARTILHAR

O Instituto Brasília Ambiental vai começar o ano de 2024 com uma entrega que trará conforto e comodidade aos usuários dos seus serviços. A partir de 1º de janeiro todos os requerimentos, referentes aos serviços das Superintendências de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) e de Licenciamento Ambiental (Sulam) da autarquia serão feitos pelo Sistema Harpia, plataformas de formulários eletrônicos que tem o objetivo de trazer mais agilidade nos atendimentos feitos pelo órgão à população.

 

“Nenhum demandante destes serviços precisará mais se deslocar até a sede da autarquia. Do conforto da sua casa, usando seu celular ou computador ele poderá requerer, acompanhar, incluir documentos, informações e saber o resultado final da sua petição. Para isso, bastará acessar o Harpia. Estamos tornando mais ágil nosso atendimento à população do Distrito Federal”, destaca o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.

 

No que se refere à área de Unidades de Conservação, o Harpia conterá seis formulários diferentes para as seguintes solicitações: realizações de eventos nos parques; autorizações de atividades voluntárias feitas nas unidades; autorizações de pesquisas na UCs; criações de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPN); adesão ao Programa Adote uma Nascente; e para visitas técnicas às UCs.

 

No tocante ao licenciamento ambiental, todos os requerimentos das diversas fases desse processo, que envolve várias licenças, terão formulários no sistema. O solicitante poderá auxiliar nas análises, tornando-as mais rápidas e com documentos disponíveis em tempo real. A comunicação com o interessado também poderá ocorrer em tempo real por meio de chats.

 

Acesso – A Unidade de Gestão de Tecnologia da Informação (Ugin) do Instituto explica que o cidadão poderá acessar o sistema com seu login Gov.br, plataforma de cadastro do Governo Federal. Informa que ainda este mês o Instituto disponibilizará tutoriais, em vídeos e em PDF, de como usar o novo sistema no seu portal https://www.ibram.df.gov.br/.

 

O Brasília Ambiental também disponibilizará uma estação com computador e scanner na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), no Instituto, para que o cidadão, que não tenha condições ou não queira acessar o Sistema da sua casa, tenha acesso à ferramenta e às orientações de como usá-la.

 

As principais informações, inseridas pelos requerentes, serão integradas com o Sistema Eletrônico de Informações – SEI, e os servidores do Instituto farão suas análises conforme suas rotinas de trabalho.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543