Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/23 às 14h38 - Atualizado em 12/06/23 às 14h51

Seminário celebra Dia Nacional da Educação Ambiental

COMPARTILHAR

“É muito fácil à gente ter o discurso: mas como podemos fazer para conscientizar e colocá-lo em prática?”, com essa pergunta o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, abriu o Seminário A Educação Ambiental como Ferramenta de Prevenção a Incêndios no Cerrado. O evento foi realizado nesta segunda-feira (5), por meio da Unidade de Educação Ambiental (Educ), em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado no dia 3 de junho. Na ocasião, também foi lançado a quarta edição do Almanaque do Fogo.

 

O seminário mostrou a importância de projetos educativos para a prevenção dos incêndios florestais, tão comuns no DF no período de seca. Segundo a coordenadora técnica do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Distrito Federal (PPCIF/DF), Carolina Schubart, a parceria com a educação ambiental nas ações do plano trouxe novos olhares para o trabalho. “Quando iniciamos, só se falava em combate aos incêndios florestais. Com a ajuda dos educadores ambientais, começamos a falar de prevenção. Mudamos o nosso olhar e isso mudou nossas ações. A prevenção tem sim que ser o carro-chefe das ações, e não o combate, e hoje 80% das nossas ações são com a educação ambiental”, comentou na ocasião.

 

O evento trouxe diversas atividades, como uma apresentação de flauta do professor da Secretaria de Educação, Guilherme Guedes, e contação de uma lenda sobre a origem do fogo, com a educadora ambiental do Ibram, Aline Barreto. A professora Drª Isabel Belloni Schmidt, da Universidade de Brasília (UnB), ministrou a palestra Conhecer o Cerrado para conviver com o fogo e reduzir incêndios. Também foi realizada mesa redonda com o tema Usos sociais do fogo, composta por Isolde Luiza Lande, Indigenista da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e Pedro Paulo Cardoso, diretor de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Brasília Ambiental, com a mediação do chefe da Educ, Marcus Paredes.

 

Participaram ainda do evento o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), Gutemberg Gomes, e o Aspirante-Almirante Anderson Anjos, do Agrupamento de Proteção Ambiental, representando o Corpo de Bombeiros.

 

Educação Ambiental – Durante o seminário foi lançado a quarta edição do Almanaque do Fogo – Prevenção e Combate ao Incêndio Florestal. Desenvolvido pela Educ, a publicação tem o objetivo de informar à população sobre a importância e os perigos do fogo, além de dar suporte às ações educacionais desenvolvidas pelo Instituto.

 

Nesta edição, o Almanaque mostra fatos interessantes sobre o fogo, como as mulheres que combatem incêndios no Cerrado; uma lenda indígena sobre a origem do fogo; matérias e entrevistas sobre prevenção e até um pouco da ciência e das verdades sobre seu manejo. A publicação traz ainda receitas com frutos do nosso bioma, além de desenhos e jogos para toda a família.

 

A publicação terá a tiragem de cinco mil exemplares, além de ser disponibilizada em formato digital no site do Instituto. O Almanaque do Fogo integra as ações do PPCIF, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema).

 

Comemorações – O seminário e o lançamento do Almanaque do Fogo integram as atividades realizadas pelo Instituto Brasília Ambiental em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. As atividades iniciaram no dia 2 e vão até o dia 25 desse mês. Veja a programação completa e participe!

 

Dia 6

– Curso de Cosméticos com Ervas Medicinais, no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), Jardim Mangueiral, das 8h às 17h (Organizador: Senar)

– Ecofeira Itinerante, na CLDF, das 8h às 17h (Organizador: Ecofeira)

– Ação de Limpeza do Parque Três Meninas, às 9h

– Passarinhada, na Esecae, das 7h às 11h. (Organizador: Educ)

– Simulação de vazamento de hidrocarbonetos (combustível) em meio aquático, no Lago Paranoá, próximo à Ponte JK – localizada no SCES Trecho 2, Asa Sul, das 9h às 13h. (organizador –  Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos/CD-P2R2).

 

Dia 7

–Curso de Cosméticos com Ervas Medicinais, no CPS, das 8h às 17h (Organizador: Senar).

 

Dia 8

– Curso de Cosméticos com Ervas Medicinais, no CPS, das 8h às 17h (Organizador: Senar).

– Ecofeira Itinerante, na CLDF, das 8h às 17h (Organizador: Ecofeira).

 

Dia 9

– Lançamento do Projeto Cerrado Vivo – Projeto de regeneração de áreas degradadas com mudas doadas pela comunidade do Jardim Botânico e por condomínios, no CPS, às 9h (Organizador: Viveiro Oikos);

– Curso Gratuito – Noções Básicas de Viveirismo, no CPS, das 10h às 12h (Organizador: Viveiro Oikos).

– Festa Junina da Ecofeira – São João Sustentável, das 17h às 22h (Organizador: Ecofeira)

 

Dia 10

– Curso Gratuito – Cozinha Vegana e Vegetariana, no CPS, das 9h às 12h (Organizador: HCN – Chef Cizú)

– Festa Junina da Ecofeira – São João Sustentável, no CPS, das 17h às 22h (Organizador: Ecofeira)

 

Dia 12

– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.

 

Dia: 13

– Vivência no Parque com a APAE, no Parque Olhos D’Água, das 8h às 11h.

– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.

 

Dia 14

– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.

 

Dia: 15

– Passarinhada na Esecae, às 7h às 11h, (organizador: Grupo Observaves)

– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.

 

Dia: 16

– Entrega de Certificado do 1ª Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), na sede do Brasília Ambiental, às 10h.- –

– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.

 

Dia 17

– Caminhada na Trilha das Copaíbas, no Parque Ecológico Copaíbas, Lago Sul, e entrega de autorização da guarita da Unidade, às 8h.

– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de bonecos, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF, no Parque Ecológico de Águas Claras, Das 13h às 17h.

 

Dia 18

– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de boneco, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF, Parque Ecológico dos Jequitibás, em Sobradinho, das 13h às 17h.

 

Dia 20

– Vivência no Parque com a APAE, Parque Olhos D’Água, das 13h às 16h.

 

Dia 21

– Vivência no Zoo, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

 

Dia 24

– Oficina Aproveitamento Integral dos Alimentos, no CPS, das 9h às 12h.

– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de bonecos, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF, no Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, das 13h às 17h.

– Publicação do Plano de Manejo – Café com a comunidade do Parque Sucupiras sobre a publicação do Plano de Manejo da Unidade, às 9h.

 

Dia 25

– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, quatro oficinas de bonecos quatro espetáculos teatrais, quatro mediações de espetáculos em UCs do DF Parque Ecológico Três Meninas, Samambaia, das 13h às 17h.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543