Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/08/23 às 16h21 - Atualizado em 29/08/23 às 13h42

Roda de Conversa com a comunidade de Planaltina aborda uso da Ora-pro-nóbis

COMPARTILHAR

O Instituto Brasília Ambiental, por meio do projeto Reconexão Cerrado, e a Secretaria do Estado de Saúde (SES), através da Unidade Básica de Saúde (UBS) 19 e do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis), realizaram na manhã desta sexta, 18/8, no parque ecológico Sucupira (Planaltina), uma Roda de Conversa sobre o uso medicinal da Ora-pro-nóbis. A iniciativa envolveu troca de saberes científico e popular sobre a planta.

 

Os membros da Comissão Executora do Rodas de Conversa, pelo  Brasília Ambiental, explicaram que a iniciativa visa a divulgação do uso das plantas medicinais por meio de encontros mensais, tendo como público alvo a comunidade local. Os encontros deste ano iniciaram em fevereiro e serão realizados até novembro.  Já foram pautas das rodas as plantas medicinais guaco, gengibre e sucupira, entre outras.

 

O médico, Marcos Freire, do Cerpis/SES, ressalta que o projeto contribui para a atuação educacional focada na saúde, que está entre as funções do Cerpis.. “É uma questão educacional de resgate da cultura da população no cuidar da sua saúde, viabilizada nesta parceria com o Brasília Ambiental que já data de cerca de cinco anos, e tem sido fundamental para este projeto”.

Freire esclarece que o Rodas de Conversa atua estimulando a troca de informações entre a comunidade sobre o uso das plantas. “Nós representantes dos órgãos governamentais participamos fomentando este estímulo, aprendendo e tirando dúvidas, que por ventura ocorram, no uso das plantas medicinais. ”Mas o conhecimento mesmo vem da comunidade. É horizontal e passa de geração em geração nas famílias”, lembra.

 

botany plantae family Cactaceae plant ora pro nobis – pereskia aculeata

Ora-pro-nóbis, – a planta da vez tem como nome científico Pereskia aculeat.,  É uma planta comestível com propriedades medicinais, rica em fibras, proteínas, ferro, vitaminas A e B3, que são nutrientes com propriedades antioxidantes, hipolipemiantes, laxantes e hipoglicemiantes.

 

A Planc (Planta Comestível Não convencional) ora-pro-nóbis pode ser consumida cozida em saladas, sopas ou no arroz, por exemplo. E cultivada em casa ou encontrada em feiras de rua e lojas de produtos naturais na forma fresca, desidratada ou em farinha.

 

Entre os benefícios popularmente divulgados da Planc estão as suas capacidades de contribuir para a redução do colesterol, prevenção da diabetes e regulação do metabolismo.

Reconexão – O projeto Reconexão Cerrado é uma versão repaginada do projeto Conexão Verde. Contempla plantio de mudas, criação de canteiros de jardins terapêuticos, práticas integrativas de saúde (como heiki e benzimento) e rodas de conversa que conectem a comunidade com o saber ancestral e as potencialidades das espécies nativas do cerrado para usos medicinais, inseticidas e alimentícios.

 

A Roda de Conversa contou também com prática integrativa de automassagem, contação de história e visita ao jardim de plantas medicinais demonstrativo do parque. A data prevista para a próxima edição do evento é 22 de setembro, e a planta a ser abordada medicinal a estar na é a Xaia.

 

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543