O Projeto Ciclo de Palestras Compartilhando Saberes, do Instituto Brasília Ambiental, abordou na tarde desta sexta-feira, (30), o Hospital e Centro de Reabilitação (HFAUS), do Instituto. Por meio de transmissão no canal do Brasília Ambiental no YouTube, o gerente de fauna silvestre da autarquia, Rodrigo Augusto Lima Santos, e o supervisor do Hospital, Thiago Marques de Lima, explicaram, detalhadamente, a origem e o funcionamento do HFAUS.
O início do encontro foi marcado pela retrospectiva da criação do hospital, que surgiu a partir do chamamento público nº 19/2023, e iniciou os atendimentos em fevereiro de 2024. O HFAUS funciona em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SMPV). Essa parceria visa a execução de um programa de recepção, triagem, marcação, transporte, atendimento veterinário, acondicionamento, reabilitação e apoio à destinação da fauna silvestre, educação ambiental no Distrito Federal.
O gerente de fauna silvestre comemora o modelo, que é pioneiro e já faz sucesso. “A fauna silvestre precisa da atenção e dos cuidados que o HFAUS oferece. Ver nossa biodiversidade sendo reabilitada e voltando ao Cerrado, é nossa maior recompensa”, ressalta.
O HFAUS está localizado no setor hoteleiro de Taguatinga e funciona 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. A equipe é composta por coordenador – veterinário supervisor – biólogo, zootecnista, médicos veterinários, anestesista, oftalmologista, técnico em radiologia, tratador e preparador de alimentos.
Entre os serviços oferecidos pelo hospital estão: clínica médica/consulta, ultrassonografia, cirurgia e anestesia, internação e medicina interativa.
O supervisor da unidade deu continuidade à apresentação, detalhando os espaços da estrutura do hospital, e mostrando o tratamento de alguns animais atendidos no HFAUS entre fevereiro e agosto de 2024. Durante esse período, foram atendidos 406 aves, 155 mamíferos e 24 répteis, totalizando 585 animais.
“Nossa missão é atender e recuperar o maior número possível de espécies e, nesse processo, ensinar e propagar o conhecimento e o respeito a todos”, relatou Thiago Marques de Lima.
Ciclo de Palestras – Compartilhando Saberes é uma ação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do Instituto. Criado em 2019, o projeto foi reconhecido em 2023 no 1º Encontro Anual de Qualidade de Vida no Trabalho da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, recebendo o prêmio Selo Qualivida 2023, na categoria bronze, na segmentação de autarquias.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543