Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/10/19 às 10h33 - Atualizado em 8/06/21 às 9h59

Programa de castração para protetores, ONGs e órgãos públicos

Para o cadastro é necessário seguir 2 (duas) etapas de acordo com a ordem a seguir:

 

– PROTETORES e ONGs

 –  Os interessados em aderir ao programa de castração de grandes plantéis deverão obrigatoriamente se cadastrar como usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações – SEI.

Para se cadastrar como usuário externo no SEI entre no link https://sso.acesso.gov.br/

Caso tenha dúvidas em como realizar o cadastro consulte o manual de cadastro.

 

2º  Preencher o Termo de Referência com todas as informações solicitadas, o interessado deverá enviar a documentação para email: atendimento@ibram.df.gov.br – Coloque no título do e-mail “Castração de Grandes Plantéis – Unidade de Gestão de Fauna”.

Para acessar o Termo de Referência para pessoa física, clique aqui

Para acessar o Termo de Referência para pessoa jurídica, clique aqui

 

– ÓRGÃOS PÚBLICOS (distrital ou federal)

Deverá ser enviado um oficio via SEI para IBRAM/PRESI/SEGER/UFAU, com a descrição da situação, quantidade de animais, sexo e assinatura do dirigente do setor. É fundamental que a instituição esteja de acordo com a iniciativa do servidor.

 

Como funciona a emissão da autorização

# O tempo de resposta, desde o envio da requisição pelo tutor até a emissão da autorização, tem variado de 30 a 40 dias.

 

Das vistorias

As vistorias realizadas nos plantéis podem ser tanto de forma presencial como virtual. A primeira vistoria de um processo é sempre presencial, entretanto, caso o mesmo interessado solicite aditivo ao processo para novas cirurgias, essa vistoria pode ser feita virtualmente por meio de aplicativos de videochamadas.

 

No caso das vistorias por videochamada o interessado deve garantir que o aparelho de telefone celular tenha compatibilidade com o aplicativo utilizado (Google Meet), bem como que exista acesso à internet no local da vistoria. A vistoria virtual é uma opção do tutor, e se não puder nessa modalidade, realiza-se, então, de forma presencial.

 

As orientações detalhadas para cada vistoria são sempre repassadas para o interessado no ato de agendamento por e-mail.

 

JÁ FAÇO PARTE DO PROGRAMA E GOSTARIA DE PEDIR MAIS VAGAS, COMO DEVO FAZER?

Pedido de Aditivo – o pedido de aditivo é quando o tutor já recebeu todas as vagas anteriormente solicitadas e surgiram novos animais a serem castrados. Por exemplo, o tutor solicita 50 vagas e todas são autorizadas, quando finalizar as castrações um novo pedido poderá ser realizado.

Caso se enquadre nessa situação envie e-mail para fauna@ibram.df.gov.br com o formulário preenchido. Para acessar o formulário clique aqui.

 

Pedido Complementar – o pedido complementar é quando o tutor solicita uma quantidade de animais e não foi contemplado em sua totalidade. Por exemplo: o tutor solicita 50 vagas e somente 30 são autorizadas. Nesse caso, após a realização das castrações o tutor solicita as 20 vagas restantes que ficaram pendentes.

Caso se enquadre nessa situação envie e-mail para fauna@ibram.df.gov.br com o formulário preenchido. Para acessar o formulário clique aqui.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543