O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, junto com equipe técnica da Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon), realizou, nessa terça-feira (4), vistoria no Parque Distrital das Copaíbas, no Lago Sul. Na ocasião, foram ouvidas, também, as demandas da comunidade relacionadas à Unidade de Conservação.
Durante a ação, o presidente da Amor 28, Associação de Moradores da QI e QL 28 do Lago Sul, Edésio Luís de Sousa, mostrou ao dirigente uma erosão próxima a uma nascente da Unidade de Conservação. Segundo o morador, “essa era a pior situação em termos ambientais, enfrentada pela Unidade de Conservação”.
“Viemos aqui ver essa voçoroca, que está muito preocupante. Vamos buscar junto ao Governo, uma forma de solucionar esse problema grave que degrada o meio ambiente. E lembrar que preservar o meio ambiente é defender vida e essa é a missão do Ibram”, comentou Rôney Nemer.
Copaíbas – Com uma área de 73 hectares, o Parque Distrital das Copaíbas conta com 4,3 quilômetros de trilhas totalmente sinalizadas, que atraem os moradores da região para prática de atividades em meio ao cerrado bem preservado. A área está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago Paranoá e abriga muitas nascentes, além do Córrego das Antas, contributivo do Lago Paranoá.
A árvore Copaíba, tombada como Patrimônio Ecológico do DF, é uma das principais espécies vegetais presentes e dá nome ao parque que conta com 80% da vegetação natural preservada.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543