Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/09/25 às 12h31 - Atualizado em 4/09/25 às 14h00

Plano de Manejo do Parque Distrital Salto do Tororó é aprovado pelo Brasília Ambiental

COMPARTILHAR

O Instituto Brasília Ambiental publicou nesta quinta-feira (4), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a Instrução Normativa nº 17/2025, que aprova o Plano de Manejo do Parque Distrital Salto do Tororó, Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral administrada pelo Instituto Brasília Ambiental. O documento prevê as normas gerais e as zonas de manejo para esta área protegida. Clique aqui e confira o texto.

 

O documento recém-lançado é uma ferramenta estratégica para a gestão, ao promover o equilíbrio entre conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos. “O cuidado com o meio ambiente faz parte das políticas públicas da nossa gestão. Instrumentos como este garantem que o uso do espaço seja feito com responsabilidade, pensando no bem-estar das futuras gerações”, destacou a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.

 

A elaboração e a consolidação da Instrução Normativa contaram com a participação ativa da comunidade local. “O plano de manejo é um marco importante para o Parque Distrital do Salto do Tororó. Ele orienta a proteção, a pesquisa e a visitação. Nosso próximo desafio, agora, será a implantação das ações previstas”, comentou o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.

 

Proteção Integral – Os Parques Distritais são uma categoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral, de uso mais restrito, que tem como objetivo a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental e de recreação em contato com a natureza.

 

A visitação pública está sujeita às normas e restrições estabelecidas no plano de manejo da unidade, assim como, a pesquisa científica, que depende prévia autorização do órgão responsável pela administração da unidade.

 

Tororó – O Parque Distrital Salto do Tororó, localizado na região administrativa do Jardim Botânico, é conhecido por abrigar uma das mais altas e belas cachoeiras do DF, revelando sua grande vocação para o turismo ecológico. A unidade de conservação é a casa de rica fauna do Cerrado, onde podem ser avistadas várias espécies de aves, entre elas, o beija-flor-de-orelha-violeta, o pica-pau-de-topete-vermelho, o sanhaço-de-coleira, o sabiá-laranjeira, entre tantas outras.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543