O Instituto Brasília Ambiental, por meio da Unidade de Planejamento (Uplan), realizou nesta quarta-feira (30), das 14h às 18h, no Centro de Referência em Educação Ambiental do Parque Ecológico Águas Claras, um workshop sobre o Planejamento Estratégico Institucional 2024-2027 (PEI). O evento teve a participação dos servidores da autarquia, cujo tema foi Análise de Cenário.
Durante o workshop foram discutidas as prioridades institucionais, assim como os objetivos estratégicos, indicadores de desempenhos e iniciativas estratégicas, entre outros temas. Também foram apresentadas dinâmicas do trabalho, sendo os participantes divididos em grupos. Ao final foi feita um debate na plenária da análise de cenário.
“É importante estarmos todos aqui, no Parque Águas Claras, com o objetivo de discutirmos o planejamento estratégico das ações do órgão. A ideia é de favorecimento de um bom clima organizacional, de estimularmos o sentimento de pertencimento à autarquia, de fazer parte de um projeto de futuro”, disse o presidente da autarquia, Rôney Nemer. “Depois, temos que juntos, servidores do Brasília Ambiental, também transmitir as práticas que serão definidas neste encontro para a população, parceira fundamental na conscientização e preservação do meio ambiente”, completou.
Para a chefe da Uplan, Ariana Dias, o encontro é fundamental para traçar diretrizes para o planejamento do Brasília Ambiental para os próximos anos, de se inteirarem e saberem mais sobre o que faz o órgão, para quê faz e para quem faz. “Portanto, é o Instituto contribuindo no alinhamento dos instrumentos de planejamento (PPA, PDTIC) e do desdobramento da estratégia governamental 2019-2060”.
Análises – O Plano Estratégico do Distrito Federal 2019-2060 foi construído com o desafio de tornar-se um plano de Estado, não apenas de Governo. O principal objetivo do plano é definir as prioridades de governo para atender as demandas atuais da população com o olhar para as gerações futuras, preparando a cidade para o seu centenário. O plano tem como missão garantir dignidade aos seus habitantes e ser acolhedora aos seus visitantes e como visão ser a cidade síntese do futuro.
A gestora de políticas e gestão governamental da Secretaria de Planejamento (Seplad), Amanda Mendonça de Moura Góes, explicou que o planejamento estratégico institucional da autarquia está na sua segunda fase, que é a análise de cenário. “A partir desta importante etapa, na qual verificamos os pontos fortes e oportunidades e os pontos fracos e ameaças, definiremos os objetivos estratégicos. E, a partir deles, criaremos indicadores que vão mensurar o alcance dos objetivos e as iniciativas estratégicas”, esclareceu.
A primeira etapa do planejamento estratégico foi definição da missão, da visão e dos valores que ele possui no dia a dia do seu funcionamento. A expectativa é que a conclusão do plano ocorra até o final de setembro.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543