19/11/21 às 16h07 - Atualizado em 26/11/21 às 8h32

Parque Ecológico da Asa Sul ganha Jardim de Plantas Medicinais

O Instituto Brasília Ambiental, por meio do projeto Conexão Verde, realiza, neste sábado (20), das 9h às 12h, no Parque Ecológico Asa Sul, a I Oficina de Plantio do Jardim de Plantas Medicinais. O evento, que tem como público alvo a comunidade vizinha a unidade de conservação, conta o apoio da Escola de Almas Benzedeiras de Brasília.

De acordo com a coordenadora do Conexão Verde, Rosângela Martines Echeverria, a implantação do Jardim de Plantas Medicinais no Parque Ecológico da Asa Sul marca o início da segunda etapa do projeto, que já contabiliza a implementação de três áreas de cultivo: localizados nos Parques Ecológicos Sucupira, em Planaltina, Riacho Fundo e Olhos D`Água (Asa Norte).

Os jardins contam com 25 espécies de plantas medicinais, dentre elas: alecrim, lavanda, guaco, malvarisco, mil em ramas, artemísia, terramicina, manjericão, aloé vera, funcho, cavalinha, hortelã, orégano, carqueja, mirra, entre outras.

Preservação – O Conexão Verde tem como foco principal a divulgação de espécies do bioma do Cerrado para uso medicinal, com a finalidade de conservar e preservar o bioma. Também divulga saberes tradicionais, tendo o atendimento às comunidades como um de seus pilares. O projeto ainda é desenvolvido via rodas de conversa com partilhas de conhecimentos sobre plantas medicinais, prática de benzimento e oficinas on line.

Rosângela Echeverria explica que o projeto conta com cinco etapas. A etapa 3 de implantação dos jardins medicinais tem a finalidade de envolver a comunidade local  com a unidade de conservação. “Como um espaço integrativo que conecta a saúde ao meio ambiente, proporcionando o autocuidado através de oficinas teóricas. Este envolvimento da comunidade serve, principalmente, para disseminar o uso de espécies do bioma, incluindo as medicinais, informando o valor econômico agregado a essas espécies identificadas nas próprias Unidades de Conservação”, ressalta.