4/11/21 às 14h27 - Atualizado em 22/11/21 às 11h08

Ouvidoria do Brasília Ambiental registra aperfeiçoamento na qualidade do serviço prestado

Pelo segundo trimestre consecutivo, a Ouvidoria do Instituto Brasília Ambiental registra evolução no seu desempenho, em comparação com os anteriores. De julho a setembro, o índice de resolutividade alcançado pelo órgão ambiental foi de 42%, que é a métrica recomendada pela Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF) de atingimento pelo órgão público. No primeiro trimestre de 2021 (janeiro a março) estava em 15% e, de abril a junho, 30%.

O ouvidor do Instituto, Alan César Ferreira, atribui que esse progresso é resultado de um bom planejamento feito para 2021. “Esta Ouvidoria, juntamente, com as demais unidades do Brasília Ambiental, tem buscado estratégias para a entrega de uma prestação de serviço de excelência para a população do Distrito Federal. Como consequência, os índices do setor vêm aumentando durante o ano. A cada relatório trimestral estamos conquistando bons resultados”, esclarece.

A melhoria no nível de solução das demandas encaminhadas pelos cidadãos para o órgão ambiental reflete também no aumento das metas relacionadas à qualidade do serviço de escuta da população. Nesse período, a satisfação com o atendimento foi de 65%; o índice de recomendação ficou em 69% e a qualidade de resposta foi avaliada em 50%, sendo que, para este último, o mínimo aconselhado pela CGDF é de 41%.

Outro ponto importante a se destacar é que em 2021, além dos tradicionais canais de atendimento – o site http://www.ouvidoria.df.gov.br; a central telefônica 162 e o atendimento presencial no órgão – o Instituto lançou o projeto Ouvidoria Itinerante, campanha educativa realizada nas regiões administrativas do DF, com o objetivo de estar mais próximo da população levando informação e conscientizando sobre relevantes temas relacionados ao meio ambiente, a exemplo da poluição sonora e dos maus-tratos a animais.

Os dados do relatório de Ouvidoria do terceiro trimestre de 2021 já estão disponíveis para consulta no sítio da autarquia. Clique aqui e confira.