Governo do Distrito Federal
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22/12/21 às 9h15 - Atualizado em 6/01/22 às 13h36

Ouvidoria do Brasília Ambiental atribui excelente ano a planejamento estratégico

Um ano de organização e planejamento estratégico. É assim que o Brasília Ambiental define o ano de 2021 com relação ao desempenho da Ouvidoria do Instituto, que saiu de um índice de resolutividade de 20% em 2019, passando por 22% em 2020 e alcançando, este ano, 31%.

 

A Ouvidoria recebeu até a primeira quinzena de dezembro deste ano 6.199 demandas e 263 solicitações de acesso à informação. As três áreas mais demandadas foram: fiscalização de poluição sonora, com 3.900 manifestações; Unidade de Fauna (Ufau) sobre agendamento de consultas no Serviço Veterinário Público (Hvep), com 819 manifestações; e a fiscalização de fauna sobre criação e comércio ilegal de animais, com 97 manifestações.

 

O planejamento estratégico ocorreu tanto em nível interno como externo. O primeiro com relação às unidades mais demandadas; e o segundo com relação ao cidadão usuário dos serviços do Brasília Ambiental. “Alinhamos com as unidades uma prestação de serviço melhor, mais otimizada. No que se refere ao cidadão, criamos serviços de pré e pós-atendimento”, explica o ouvidor do Instituto, Alan Ferreira.

 

Ele detalha que o serviço de pré-atendimento objetiva mais clareza, efetivamente, o cidadão quer com sua manifestação. Já o de pós-atendimento visa saber os pontos fortes e os fracos do serviço prestado pelo órgão, e, principalmente, se o problema foi resolvido de fato e a contento do demandante.

 

Expectativas – Essas medidas fizeram a Ouvidoria do órgão ambiental sair da condição de “grave” – segundo avaliação da Controladoria do GDF – para “em monitoramento”. “Entendemos que quando o cidadão recebe a devida atenção do órgão público, quando ele é esclarecido na sua demanda, ele fica satisfeito”, avalia Ferreira.

 

Para 2022, a Ouvidoria do Brasília Ambiental pretende dar continuidade a forma de trabalho adotada. “Vamos aparar arestas do sistema que implantamos para continuar melhorando nossa prestação de serviço. A Ouvidoria é uma área que foi criada para facilitar o acesso do cidadão ao órgão ambiental e essa será sempre a nossa meta”, assegura o ouvidor da autarquia.

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