Com o cenário fictício de um acidente envolvendo caminhão de combustível que caiu no Lago Paranoá com duas vítimas e o vazamento de óleo diesel no curso d’água, a Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD-P2R2) se reuniu nesta terça-feira (6), para traçar os procedimentos necessários a serem adotados em caso de ocorrências reais. A ação integra a programação pela celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no mês de junho.
Na ocasião, o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, acompanhou as atividades e destacou o papel da autarquia, entre as entidades do governo com a função de executar o plano de prevenção e pronta-resposta aos produtos perigosos. “É de suma importância a participação do Ibram, integrado aos demais órgãos, para que possa saber como agir e adotar as medidas necessárias a fim de cessar o dano ambiental resultante de um eventual acidente”, enfatizou Nemer.
Além da autarquia, o evento contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM/DF); da Defesa Civil, do Grupamento de Proteção Ambiental (GPRAM/CBM); do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); da Secretaria de Agricultura (Seagri); da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); da Polícia Civil do DF, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU); da Vigilância Sanitária; do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) e do Departamento de Trânsito (Detran/DF).
Em uma situação real, leva-se de duas a três horas para a montagem de estrutura de salvamento, identificação e observação da mancha de óleo, limitação do vazamento e medidas para a descontaminação. Por esse motivo, a comissão, presidida pelos Bombeiros, coordena ações como essa de hoje, para demonstrar as etapas de trabalho e a adoção de estratégias para evitar o espalhamento do produto perigoso.
“O Ibram, por meio da Diretoria de Emergência, Riscos e Monitoramento (Direm), atua a partir do momento em que é acionado e, em conjunto com as equipes em campo, realiza o monitoramento para a contenção, em paralelo com a Diretoria de Fiscalização do órgão que avalia eventuais danos à fauna” acrescentou o analista de Planejamento Urbano e Infraestrutura Charles Dayler.
Meio Ambiente – A simulação de vazamento de hidrocarboneto (combustível) em meio aquático, realizado pelos órgãos membros do CD-P2R2, integram as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. As atividades iniciaram no dia 2 e vão até o dia 25 desse mês. Confira abaixo a programação completa e participe!
Dia 7
– Curso de Cosméticos com Ervas Medicinais, no CPS, das 8h às 17h (Organizador: Senar).
Dia 9
– Lançamento do Projeto Cerrado Vivo – Projeto de regeneração de áreas degradadas com mudas doadas pela comunidade do Jardim Botânico e por condomínios, no CPS, às 9h (Organizador: Viveiro Oikos);
– Curso Gratuito – Noções Básicas de Viveirismo, no CPS, das 10h às 12h (Organizador: Viveiro Oikos).
– Festa Junina da Ecofeira – São João Sustentável, das 17h às 22h (Organizador: Ecofeira)
Dia 10
– Curso Gratuito – Cozinha Vegana e Vegetariana, no CPS, das 9h às 12h (Organizador: HCN – Chef Cizú)
– Festa Junina da Ecofeira – São João Sustentável, no CPS, das 17h às 22h (Organizador: Ecofeira)
Dia 12
– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.
Dia: 13
– Vivência no Parque com a APAE, no Parque Olhos D’Água, das 8h às 11h.
– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.
Dia 14
– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.
Dia: 15
– Passarinhada na Esecae, às 7h às 11h, (organizador: Grupo Observaves)
– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.
Dia: 16
– Entrega de Certificado da 1ª Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), na sede do Brasília Ambiental, às 10h.
– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.
Dia 17
– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de bonecos, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF, no Parque Ecológico de Águas Claras, Das 13h às 17h.
Dia 18
– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de boneco, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF, Parque Ecológico dos Jequitibás, em Sobradinho, das 13h às 17h.
Dia 20
– Vivência no Parque com a APAE, Parque Olhos D’Água, das 13h às 16h.
Dia 21
– Vivência no Zoo, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.
Dia 24
– Caminhada na Trilha das Copaíbas, no Parque Ecológico Copaíbas, Lago Sul, e entrega de autorização da guarita da Unidade, às 8h.
– Oficina Aproveitamento Integral dos Alimentos, no CPS, das 9h às 12h.
– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de bonecos, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF, no Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, das 13h às 17h.
– Publicação do Plano de Manejo – Com a comunidade do Parque Sucupiras sobre a publicação do Plano de Manejo da Unidade, às 14h.
Dia 25
– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, quatro oficinas de bonecos quatro espetáculos teatrais, quatro mediações de espetáculos em UCs do DF Parque Ecológico Três Meninas, Samambaia, das 13h às 17h.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543