6/06/23 às 14h01 - Atualizado em 16/06/23 às 11h39

Órgãos do GDF demonstram estratégias para rápida resposta em acidentes com produtos perigosos

Com o cenário fictício de um acidente envolvendo caminhão de combustível que caiu no Lago Paranoá com duas vítimas e o vazamento de óleo diesel no curso d’água, a Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD-P2R2) se reuniu nesta terça-feira (6), para traçar os procedimentos necessários a serem adotados em caso de ocorrências reais. A ação integra a programação pela celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no mês de junho.

Na ocasião, o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, acompanhou as atividades e destacou o papel da autarquia, entre as entidades do governo com a função de executar o plano de prevenção e pronta-resposta aos produtos perigosos. “É de suma importância a participação do Ibram, integrado aos demais órgãos, para que possa saber como agir e adotar as medidas necessárias a fim de cessar o dano ambiental resultante de um eventual acidente”, enfatizou Nemer.

Além da autarquia, o evento contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM/DF); da Defesa Civil, do Grupamento de Proteção Ambiental (GPRAM/CBM); do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); da Secretaria de Agricultura (Seagri); da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); da Polícia Civil do DF, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU); da Vigilância Sanitária; do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) e do Departamento de Trânsito (Detran/DF).

Em uma situação real, leva-se de duas a três horas para a montagem de estrutura de salvamento, identificação e observação da mancha de óleo, limitação do vazamento e medidas para a descontaminação. Por esse motivo, a comissão, presidida pelos Bombeiros, coordena ações como essa de hoje, para demonstrar as etapas de trabalho e a adoção de estratégias para evitar o espalhamento do produto perigoso.

Boia de contenção no Lago Paranoá

“O Ibram, por meio da Diretoria de Emergência, Riscos e Monitoramento (Direm), atua a partir do momento em que é acionado e, em conjunto com as equipes em campo, realiza o monitoramento para a contenção, em paralelo com a Diretoria de Fiscalização do órgão que avalia eventuais danos à fauna” acrescentou o analista de Planejamento Urbano e Infraestrutura Charles Dayler.

Meio Ambiente – A simulação de vazamento de hidrocarboneto (combustível) em meio aquático, realizado pelos órgãos membros do CD-P2R2, integram as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. As atividades iniciaram no dia 2 e vão até o dia 25 desse mês. Confira abaixo a programação completa e participe!

Dia 7

– Curso de Cosméticos com Ervas Medicinais, no CPS, das 8h às 17h (Organizador: Senar).

Dia 9

– Lançamento do Projeto Cerrado Vivo – Projeto de regeneração de áreas degradadas com mudas doadas pela comunidade do Jardim Botânico e por condomínios, no CPS, às 9h (Organizador: Viveiro Oikos);

– Curso Gratuito – Noções Básicas de Viveirismo, no CPS, das 10h às 12h (Organizador: Viveiro Oikos).

– Festa Junina da Ecofeira – São João Sustentável, das 17h às 22h (Organizador: Ecofeira)

Dia 10

– Curso Gratuito – Cozinha Vegana e Vegetariana, no CPS, das 9h às 12h (Organizador: HCN – Chef Cizú)

– Festa Junina da Ecofeira – São João Sustentável, no CPS, das 17h às 22h (Organizador: Ecofeira)

Dia 12

Dia: 13

– Vivência no Parque com a APAE, no Parque Olhos D’Água, das 8h às 11h.

Dia 14

Dia: 15

– Passarinhada na Esecae, às 7h às 11h, (organizador: Grupo Observaves)

Dia: 16

– Entrega de Certificado da 1ª Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), na sede do Brasília Ambiental, às 10h.

Dia 17

– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de bonecos, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF,  no Parque Ecológico de Águas Claras, Das 13h às 17h.

Dia 18

– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de boneco, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF, Parque Ecológico dos Jequitibás, em Sobradinho, das 13h às 17h.

Dia 20

– Vivência no Parque com a APAE, Parque Olhos D’Água, das 13h às 16h.

Dia 21

– Vivência no Zoo, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

Dia 24

– Caminhada na Trilha das Copaíbas, no Parque Ecológico Copaíbas, Lago Sul, e entrega de autorização da guarita da Unidade, às 8h.

– Oficina Aproveitamento Integral dos Alimentos, no CPS, das 9h às 12h.

Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de bonecos, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF, no Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, das 13h às 17h.

– Publicação do Plano de Manejo – Com a comunidade do Parque Sucupiras sobre a publicação do Plano de Manejo da Unidade, às 14h.

Dia 25

– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, quatro oficinas de bonecos quatro espetáculos teatrais, quatro mediações de espetáculos em UCs do DF Parque Ecológico Três MeninasSamambaia, das 13h às 17h.