A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) lançam na próxima segunda-feira (07) a Operação Ar Puro. A ideia é promover uma ação educativa com os condutores de veículos movidos a diesel sobre a importante relação entre a manutenção desses automóveis e a qualidade do ar.
Estima-se que no DF haja cerca de 80 mil veículos movidos a diesel, combustível que apresenta alto nível de emissão de poluentes. A campanha educativa visa sensibilizar a população e é uma das ações que antecede a implantação do Plano de Controle de Poluição Veicular no Distrito Federal (PCPV).
A campanha será feita pelos próximos dois meses e durante este período os condutores receberão orientações sobre a necessidade de regulagem dos motores, assim como, sobre os níveis de ruídos emitidos pelos veículos. Numa segunda etapa, os veículos que estiverem em desacordo serão autuados no ato da fiscalização e estarão passíveis de multa. A inspeção veicular dos itens gases poluentes e ruídos será obrigatória após a implantação do PCPV.
Parceria
A partir da parceria estabelecida entre a Toyota do Brasil e os órgãos ambientais do DF, as ações passam a contar com o apoio do veículo híbrido Prius, cedido pela montadora. O veículo que funciona com um motor elétrico e outro a combustão será utilizado pelos órgãos na Operação Ar Puro até a Copa de 2014. Ao todo em todo o país, cerca de 15 veículos serão cedidos por empréstimo.
O Prius é equipado com dois motores, um a combustão de 1.8L e outro elétrico de 650V, gerando uma potência combinada de 138cv. O veículo híbrido da Toyota chega a fazer 25km com um litro de gasolina e pode percorrer distância de até 1.000km com apenas um tanque de combustível. Além disso, o modelo emite cerca de 40% menos CO2 na atmosfera.
Operação Ar Puro
O controle de emissões de poluentes e de ruídos é uma ação inovadora no Distrito Federal. A operação Ar Puro é uma parte do Programa de Qualidade Ambiental realizado pela Semarh. O programa realiza também a medição de poluentes atmosféricos, níveis de ruído e índice de radiação solar ultravioleta.
O secretário da Semarh, Eduardo Brandão, enfatiza que todos os veículos utilizados no monitoramento do programa utilizam Diesel S10. “Precisamos dar o exemplo. Os automóveis são adaptados com estações de monitoramento da qualidade do ar e equipamentos como decibelímetro (medição do nível de ruídos) e de medição do índice de radiação solar”. As medições são diárias e em locais previamente selecionados.
PCPV
O plano consiste no monitoramento da frota de veículos automotores no que tange aos gases poluentes emitidos pelos motores, bem como os ruídos. A ideia é inspecionar todos os veículos e conscientizar a população em geral, e principalmente, os motoristas a regularem seus motores, contribuindo para a manutenção da qualidade de vida de toda a população.
Um dos principais objetivos do plano é a redução dos níveis de emissão de poluentes por veículos automotores. “Com a implantação do PCPV, teremos o controle da poluição do ar causada pelos poluentes emitidos por veículos automotores e desta forma poderemos propor políticas públicas para reduzir estes danos”, explica Eduardo Brandão.
O plano está sendo implantado em todo o Brasil. Desta forma, a garantia de melhoria nas características técnicas dos combustíveis líquidos postos à disposição da frota poderá ser alvo de estudos constantes e de melhorias.
Poluição
As emissões de poluentes por veículos automotivos representam 95% da fonte de poluição nos grandes centros urbanos, sendo o motor a diesel responsável pela emissão de 80 vezes mais óxidos de nitrogênio (NOX) por quilômetro rodado, 30 vezes mais monóxido de carbono (CO) do que os motores a álcool e pela liberação de oito vezes mais partículas sólidas (material particulado) e 3,6 vezes mais dióxido de enxofre (SO2) do que os motores à gasolina.
Serviço
Data: 07/10/2013
Hora: 15h
Local: Posto da PMDF, localizado na BR-20
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543