Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/05/22 às 9h17 - Atualizado em 16/05/22 às 9h38

Óleos essenciais do Cerrado é tema do Compartilhando Saberes

COMPARTILHAR

Foi realizado, na última sexta-feira (29), mais uma edição do Ciclo de Palestras Compartilhando Saberes, por meio do Youtube do Instituto Brasília Ambiental. Nessa apresentação, o auditor fiscal, formado em Química, Fernando Cesar Magalhães de Medeiros, falou sobre seu trabalho de mestrado “Óleos essenciais do Cerrado: caracterização química e atividade biológica”.

 

Confira aqui.

 

A pesquisa trabalhou com nove espécies de plantas do Cerrado, retiradas da fazenda Água Limpa, que pertence a Universidade de Brasília (UnB). Apesar do trabalho ter identificado e descritos quatro novas espécies nativas, dentre seus resultados, segundo Fernando Medeiros, a metodologia aplicada que mais chamou a atenção. “O mais relevante da pesquisa não foi o resultado, mas o meio. Inventamos nova metodologia, mais apropriada para plantas do Cerrado e de baixo rendimento de óleos essenciais”, explicou.

 

Incentivo – Compartilhando Saberes é uma iniciativa da Comissão Permanente de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da autarquia para incentivar a troca de conhecimento entre os servidores e favorecer a integração com a sociedade.

 

O projeto iniciou trazendo os servidores que tiveram usufruto do afastamento para participar de programa de pós-graduação stricto senso, conforme o artigo 161 da Lei Complementar 840/2011, e retornaram para suas atividades. Agora lança uma nova fase, dando a oportunidade da apresentação de outros tipos de trabalhos, além dos acadêmicos.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543