A floresta distrital é mais uma Unidade de Conservação de uso sustentável. Com cobertura florestal de espécies nativas ou exóticas, a área tem como objetivo o uso múltiplo dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas. Por ser de posse e domínio públicos, é necessário que as áreas particulares incluídas em seus limites sejam desapropriadas, conforme legislação.
No caso de floresta distrital, a visitação pública é autorizada conforme as normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração. Assim como as visitas, a pesquisa também é permitida e bastante incentivada, mas precisa de prévia autorização do órgão gestor e deve seguir as condições e restrições estabelecidas em regulamento.
Atualmente, o Instituto Brasília Ambiental é responsável pela Floresta Distrital dos Pinheiros, situada na Região Administrativa do Paranoá.
Floresta Distrital dos Pinheiros – Incialmente denominada como Parque Vivencial Pinheiro, a Unidade de Conservação foi recategorizada através do Decreto nº 38.371, de 27 de julho de 2017. A unidade tem o objetivo promover o manejo sustentável dos recursos materiais renováveis, proteger a biodiversidade, recuperar as áreas degradadas e favorecer a educação florestal e ambiental. Sendo assim, é vedada atividade ou empreendimento público ou privado na Floresta Distrital dos Pinheiros que comprometa as características naturais da área ou coloque em risco a integridade dos ecossistemas e da biota local.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543