Moradores da região do Jardim Botânico e Lago Sul estão sendo convidados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para participar da primeira Oficina de Planejamento Participativo (OPP) promovida pelo órgão para ouvir a comunidade sobre a elaboração do Plano de Manejo do Parque Ecológico Bernardo Sayão, unidade de conservação situada à altura das QIs 27 e 29. O encontro será no anfiteatro natural (ao ar livre) do Parque Ecológico Dom Bosco, na Ermida Dom Bosco (QL 30 do Lago Sul), a partir das 9 horas.
A ideia é apresentar estudos já feitos por técnicos do órgão e coletar contribuições para o projeto de zoneamento do Parque Ecológico Bernardo Sayão e sua infraestrutura, etapas previstas no Plano de Manejo já em elaboração. Entre os temas a serem tratados estão a criação de complexo administrativo, da área de convivência e ponto de encontro comunitário, parque infantil e trilha pavimentada, redimensionamento de linhas de ônibus para dar acesso ao parque, além da apresentação de programas de prevenção e combate de incêndios florestais e outras medidas de prevenção de atropelamento da fauna que devem nortear o Plano de Manejo.
Também deve ser debatido a situação da HI-104 Sul, via interditada em 2015 por decisão judicial. A via liga a Estrada Parque Contorno (DF-001) à QI 27 do Lago Sul. Técnicos do Instituto e da Procuradoria Jurídica vão esclarecer dúvidas sobre o assunto. Para conhecer os relatórios do Ibram a respeito do Parque, consulte aqui e aqui.
Serviço: Oficina participativa sobre o Plano de Manejo do Parque Ecológico Bernardo Sayão
Quando: 19 de maio (sábado), a partir das 9 horas
Onde: Anfiteatro natural do Parque Ecológico Dom Bosco (QL 30 do Lago Sul) — Ermida Dom Bosco
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543