Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/01/22 às 15h02 - Atualizado em 14/01/22 às 14h10

Instituto celebra ano positivo para Educação Ambiental no DF

A Unidade de Educação Ambiental (Educ) do Instituto Brasília Ambiental encerrou o ano de 2021 de forma positiva. Acordos foram feitos, houve aumento de demanda de licenciamentos ambientais, crescimento de atendimentos em parques, além do aumento em 33% nos acessos ao site do projeto Eu Amo Cerrado, que também elevou em 70% a distribuição de seu material impresso nas escolas.

 

Para o chefe da Unidade de Educação Ambiental (Educ), Marcus Paredes, 2021 foi um ano de multiplicação. “O início do ano foi uma das maiores conquistas que a gente teve. Nós consideramos um ano de multiplicação, foi um ano que multiplicamos e muito nossas forças”. Com todos os progressos da Educ, Paredes afirma: “Fechamos o ano com chave de ouro”.

 

O gestor ainda destaca a parceria com a comunidade do Jardim Botânico, envolvendo mais de quarenta condomínios em trabalhos de educação ambiental, sustentabilidade e programas sociais. Após o acordo de cooperação na gestão, o Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), voltou a executar suas atividades a “todo vapor”.

 

Integração – Este ano marcou, também, a Análise de Programa Ambiental no Licenciamento. Foi o período que a área mais analisou projetos de EA de processos de licenciamentos ambientais. Além da demanda ter aumentado, o motivo para esse destaque em análises foi a viabilidade da atividade de forma virtual, facilitando assim, todo o processo. São mais de trinta empreendimentos sendo analisados e muitos deles já estão em execução.

 

Destacam-se, ainda, o retorno das atividades presenciais do projeto Parque Educador, voltado para alunos da rede pública de ensino, a sinalização de trilhas com pontos de apoio no Parque Distrital das Copaíbas, e a ação Natal no Cerrado, desenvolvida, neste ano, nos parques ecológicos de Planaltina e Riacho Fundo para incentivar o contato com as unidades de conservação durante o período festivo.

 

Planejamento – Para o ano de 2022, a Educ planeja, entre diversas outas ações, aumentar a sinalização de seis trilhas ecológicas interpretativas em Unidades de Conservação (UC); ampliar os projetos Ambiente-se e Parque Educador para oito UC’s,; melhorar a gestão dos Programas de Educação Ambiental (PEA) e produzir novo materiais de educação ambiental para facilitar aproximação da população com questões ambientais.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543