Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/07/21 às 8h02 - Atualizado em 29/07/21 às 13h37

Fiscais do Brasília Ambiental participam de ação contra maus tratos de animais

Auditores fiscais do Instituto Brasília Ambiental participaram, nesta quarta-feira (21), de operação conjunta com outros órgãos do Distrito Federal, contra maus-tratos de animais. A ação, intitulada Cão & Gato, foi coordenada pela Polícia Civil e aconteceu no Setor “O”, na Ceilândia. A partir de denúncias da população, foram vistoriadas 60 casas e oito animais resgatados.

 

Ao final da operação, os fiscais do Instituto aplicaram R$ 8.8 mil de multas e lavraram quatro termos de apreensão. Dos animais foram resgatados, sendo que seis foram para a Zoonose; dos quais três são cães adultos e três filhotes. Os outros dois foram acolhidos por Ongs.

 

Além do Brasília Ambiental e da PC-DF, também fizeram parte da operação a diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Zoonose) e a Ong Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

 

Segundo os órgãos, a ação foi muito importante porque contou com a participação da população, que ajudou telefonando para os números 162 ou 197. “Reforçamos a população que nos ajude no combate aos maus tratos animais, sempre registrando suas denúncias pelos telefones ou mesmo pelo site da Ouvidoria”, destacou Victor Santos, diretor de Fiscalização do Brasília Ambiental.

 

A punição à prática de maus tratos de animais foi ampliada pela lei 1.095/2019. A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos, exóticos, incluindo, cães e gatos.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543