Repórter repórter Li Jian
"Café, chá de leite, refrigerante ... (dentro) são aditivos e você terminou depois de beber." : Aditivos alimentares são "inundações bestas" e os alimentos "Zero -Addition" são verdes e mais naturais e seguros.
No entanto, especialistas no campo da ciência de alimentos nos dizem que essa "verdade" não é científica, mas é mal -entendida dos aditivos alimentares.Então, quais são os mal -entendidos dos aditivos alimentares?
Mal -entendimento 1: Os acidentes de segurança alimentar são causados por aditivos alimentares
external ram slot for laptop
Zhong Kai, diretor do Kexin Food and Health Information Exchange Center, disse em entrevista a um repórter da China Consumer News que algumas pessoas acreditam que parte do "material" adicionado aos incidentes de segurança alimentar nos incidentes de segurança alimentar passados são alimentos Aditivos.A chave para esse mal -entendido é que as pessoas não distinguem entre uso razoável de aditivos alimentares, abuso de aditivos alimentares e adições ilegais.
Antes de tudo, apenas os "padrões para aditivos alimentares" (GB2760) e a lista de aditivos aditivos de alimentos permitidos pela Comissão Nacional de Saúde podem ser chamados de aditivos alimentares.Os aditivos alimentares são seguros sob uso legal.
Em segundo lugar, o escopo de uso excedeu o padrão nacional (como o amarelo de limão nos pães tingidos, só pode ser usado nos padrões relevantes para bebidas de suco de frutas, bebidas carbonatadas, doces, geléia e outros alimentos), o uso do uso Do princípio de uso de aditivos alimentares excede o uso de aditivos alimentares (por exemplo, marinando carne de pato com brotos), todos atos ilegais de abuso de aditivos alimentares.
Terceiro, alguns dos ilegais adicionando "protagonistas" em alguns incidentes familiares de segurança alimentar, como o Sudão Red adicionado aos ovos de pato, não é um aditivo alimentar, mas um aditivo ilegal.
De acordo com a "Lei de Segurança Alimentar" do meu país, "alimentos produzidos com matérias -primas não alimentares ou produtos químicos além de aditivos alimentares e outros alimentos que possam pôr em risco a saúde humana" serão estritamente proibidos e seriamente reprimirão.
Desde 2008, as ações especiais de reprimir substâncias não comestíveis e abuso de aditivos alimentares em todo o país lançaram seis lotes de "lista de substâncias não comestíveis e aditivos alimentares fáceis de propenso que podem ser adicionados a alimentos ilegais em Alimentos ", que atingem efetivamente os serviços de produção, circulação e catering adicionam ilegalmente substâncias não comestíveis e abuso de aditivos alimentares.
external ram slot for laptop
Mal -entendimento 2: Aditivos de alimentos naturais são mais seguros do que aditivos químicos sintéticos de alimentos
Zhong Kai disse ao repórter "Diário do Consumidor da China" que, seja extração natural ou aditivos de alimentos sintéticos artificialmente, sua segurança deve estar na mesma linha de corrida para teste científico, ou seja, avaliação de risco.Enquanto a avaliação de risco for aprovada e usada de acordo com os padrões, a segurança dos dois aditivos não é alta.
Do ponto de vista do consumo, a base para determinar a dose de aditivos alimentares é a "quantidade máxima inofensiva" (ADI) determinada por rigorosa avaliação experimental. aditivos.
Tomar a glinina amarela natural como exemplo, para uma pessoa com peso de 50 kg, adi de formidinho de formalismo (a quantidade máxima inofensiva) é de apenas 5 mg e aditivos de alimentos sintéticos químicos semelhantes aditivos de limão ADI é 375 mg.Ou seja, a colinelina natural é 75 vezes mais perigosa que o amarelo de limão químico.Portanto, acredita -se que os aditivos sintéticos de alimentos sejam "substâncias perigosas e suspeitas", e os aditivos alimentares naturais são únicos, o que é contra a ciência.
Mal -entendimento 3: alimentos com zero adicionados e conservantes são mais seguros
external ram slot for laptop
Zhong Kai disse que no ambiente moderno da indústria de alimentos, são difíceis alimentos que não usam aditivos alimentares são difíceis de encontrar, e alguns comerciantes desejam promover "Zero Add", "sem conservantes", "sem sabores", "sem pigmentação "E assim por diante.
Primeiro de tudo, todos os aditivos alimentares permitidos a usar padrões nacionais não causarão danos à saúde.Perseguir cegamente "adição zero" e "sem conservantes" pode aumentar os riscos.
Por exemplo, alimentos com alto teor de óleo podem causar facilmente ácidos graxos e deterioração, e a adição de antioxidantes pode prevenir ou retardar a oxidação dos componentes do óleo alimentar e manter o valor nutricional do próprio alimento. É mais propenso ao sabor de Hara; que é mais forte que o creme.Portanto, o uso razoável de conservantes pode realmente tornar nossos alimentos mais seguros ou, por sua vez, alguns alimentos que deveriam ter sido usados razoavelmente e garantir com segurança, mas deliberadamente não usam conservantes, o que pode aumentar os riscos.
external ram slot for laptop
Em segundo lugar, alguns "adições zero" e "sem conservantes" são apenas métodos de marketing.A razão pela qual isso ocorre porque esses alimentos não precisam adicionar conservantes, como mel (alto açúcar), bolos instantâneos de macarrão (seco), alimentos em conserva (alto sal), etc., é difícil ser usado por microorganismos em si mesma em si mesma ;Por exemplo, mesmo o molho de soja de fabricação pura é geralmente usada no processo de fabricação de cerveja para melhorar a eficiência e o efeito da fermentação, e as preparações das enzimas são gerenciadas como aditivos alimentares.
external ram slot for laptop
● Links relacionados
Quais são os aditivos alimentares comuns?
Os aditivos alimentares referem -se à necessidade de melhorar a qualidade dos alimentos e da cor, aroma, sabor e necessidade de preservação, manutenção e processamento fresco e adicionar síntese artificial ou substâncias naturais nos alimentos.Os aditivos alimentares podem ser fabricados por síntese química, fermentação biológica ou extração natural.
Existem mais de 2.300 aditivos de alimentos atualmente aprovados pelo meu país (dos quais existem os maiores tipos de especiarias e mais de 1.800 tipos), e variedades e quantidades estão em alto nível internacional.Os aditivos alimentares comuns incluem antioxidantes, agentes de vazamento, poolites, conservantes, adoçantes, especiarias alimentares, etc.
Conservantes comuns, como o benzoato de sódio no molho de soja e o sorbato de potássio em geléia;
Vitamina C, vitamina E e outros nutrientes essenciais também são aditivos alimentares.Existem também vários aditivos de processamento usados no processamento de alimentos, como nitrogênio, hidrogênio, dióxido de carbono, carbono ativado e várias enzimas que ajudam o processamento de alimentos, todos aditivos alimentares.Os cientistas também continuarão a desenvolver novas variedades de excelente desempenho, seguras e confiáveis para atender às necessidades dos consumidores e da indústria de alimentos.(Li Jian classificou)
external ram slot for laptop
Aditivos alimentares com longa história
Os aditivos alimentares têm uma longa história, não apenas o produto da indústria moderna de alimentos.
A história do uso de aditivos alimentares no meu país pode ser rastreada até o período de cultura Dawenkou, 6.000 anos atrás.A "salmoura" do povo antigo ou ordenar tofu há mais de 2000 anos atrás era essencialmente um coagulante de alimentos.Embora essas substâncias pertencem a extrato natural e não síntese química, elas ainda são aditivas alimentares.
(Li Jian classificou)
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com