A edição do Ciclo de Palestras – Compartilhando Saberes do mês de setembro foi realizada nesta sexta-feira (29) com a apresentação da dissertação de mestrado “Análise da contribuição da engenharia do conhecimento ao comércio eletrônico”, desenvolvido pelo servidor José Tadeu Silva. O evento, da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), teve transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições da engenharia do conhecimento ao comércio eletrônico, com as finalidades específicas de levantar as características desse tipo de negócio; identificar ferramentas que podem ser utilizadas e relacioná-las com as características do mercado online.
“Justifiquei meus estudos com base na grande revolução que ocorreu no mundo dos negócios com o crescimento do comércio eletrônico, o que resultou em melhorias contínuas do processo para consumidores e fornecedores. E em um ambiente cada vez mais competitivo torna-se essencial investigar quais tecnologias da Engenharia podem contribuir para tal”, esclarece o tecnólogo em Tecnologia de Gerenciamento das Tecnologias da Informação e técnico de Atividades de Meio Ambiente da autarquia.
Durante a palestra foi apresentado o histórico das transações online destacando-se que a pandemia teve um peso importante à medida que as pessoas passaram a utilizar mais fomentando a modernização e atingindo-se um patamar não imaginável tempos atrás. E diante das análises concluiu-se que o instrumental da engenharia do conhecimento pode ser utilizado sendo um caminho viável para suprir lacunas em metodologias, mas que depende de avaliação e aprofundamento.
Conhecimento – O projeto Ciclo de palestras: Compartilhando Saberes é uma iniciativa da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do Instituto Brasília Ambiental iniciado em 2019. É destinado aos servidores que usufruíram do afastamento temporário das atividades laborais para participação no programa de pós-graduação stricto sensu, conforme o artigo 161 da Lei Complementar 840/2011.
As apresentações têm sido tão exitosas que em junho deste ano, durante o Encontro Anual de Qualidade de Vida no Trabalho, promovido Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, foi premiado com o Selo Qualivida 2023, na categoria bronze, no seguimento autarquias. Na ocasião, outro projeto do Instituto também foi agraciado: a Semana da Saúde e Qualidade de Vida, que em 2023 terá sua 11ª edição realizada entre os dias 23 a 27 de outubro.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543