O Instituto Brasília Ambiental promoveu nesta segunda-feira (8), a entrega das Licenças de Operação (LO) e Licenças Ambientais Únicas (LAU) aos produtores do Núcleo Rural Rio Preto, localizado na região administrativa de Planaltina, para atividades de irrigação por pivô central e exploração de recursos hídricos, fabricação de bioinsumos e avicultura de corte e matrizes.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, esteve presente a cerimônia e realizou a entrega das autorizações ambientais que conferem segurança jurídica às atividades do campo. “Esse ato é um marco para os empreendedores da região do Rio Preto, pois todas as produções de insumos estão atreladas à emissão das licenças ambientais, o que permite que as atividades sejam realizadas, de forma regularizada”, disse.
Durante o evento realizado na Fazenda Riacho das Pedras, de propriedade da sra. Leonice Wagner, também estiveram presentes o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer; o administrador regional do Recanto das Emas, Dalvan de Oliveira; a superintendente de Licenciamento do Brasília Ambiental, Nathália Almeida; a superintendente de Unidades de Conservação, Marcela Versiani e produtores rurais de Planaltina e demais servidores do Brasília Ambiental.
Na ocasião, Rôney Nemer destacou a parceria da autarquia ambiental com o agro, bem como, do setor produtivo com o meio ambiente. “Nossa gestão é integrada com outros órgãos do governo para coibir os parcelamentos irregulares do solo, da mesma forma que os senhores estão firmes no compromisso de produzir de forma a minimizar os impactos sobre o meio ambiente”, comentou o presidente do Instituto Brasília Ambiental.
O licenciamento ambiental rural é considerado um instrumento fundamental para o desenvolvimento sustentável no Distrito Federal que, além de garantir segurança jurídica aos produtores, acesso às linhas de crédito e programas de incentivo fomenta a gestão responsável da água e do solo.
O engenheiro agrônomo Hélio Dal Bello, um dos beneficiados que recebeu a licença de operação para a atividade de laboratório de produção biológica para aplicação em sua cultura de grãos e cereais comemorou o fato que a autarquia ambiental realiza um trabalho que vai muito além do de notificar os empreendimentos.
“É muito bom que atualmente o Instituto Brasília Ambiental vem até o campo fazendo o papel de nos orientar, para que possamos produzir com excelência e sustentabilidade”, finaliza Dal Bello.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543