Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/06/22 às 9h04 - Atualizado em 21/06/22 às 12h06

Diretora do Brasília Ambiental participa do RQMA

COMPARTILHAR

O Relatório de Qualidade de Vida Ambiental (Rqma), documento previsto pela Política Nacional de Meio Ambiente, e que visa apresentar o panorama do estado de qualidade ambiental do Brasil, divulgado neste mês, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), contou com a participação da diretora de licenciamento ambiental do Instituto Brasília Ambiental, Janaina Soares e Silva Araújo.

 

A diretora fala como participou da produção de um dos capítulos do relatório, intitulado Economia Verde. “Recebi o convite do professor e doutor Demetrios Christofidis, durante a minha apresentação de qualificação do mestrado, para ser coautora desse capítulo devido à aderência ao tema da minha dissertação de mestrado”, conta Janaina.

 

A dissertação da mestranda, que será defendida no próximo mês de julho, intitula-se “Aplicação da Infraestrutura verde no manejo das águas pluviais como ferramenta do licenciamento ambiental para parcelamentos de solo urbano no Distrito Federal”. Ciente da importância do RQMA e, consequentemente, do convite recebido, Janaina ressalta que ficou lisonjeada e aceitou o desafio.

 

O capítulo 8 do relatório, no qual Janaina foi coautora, tem como objetivo relatar avanços ocorridos ao longo dos últimos anos rumo à adoção de atividades econômicas mais sustentáveis, quando comparadas a outras que são causadoras de impactos ambientais já observados.

 

O conceito de economia verde, utilizado no capítulo, é o do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pneuma), isto é, um conjunto de políticas capazes de estimular a recuperação e, ao mesmo tempo, melhorar a sustentabilidade da economia mundial.

 

O relatório contou com a participação de especialistas de diversas partes do Brasil. O trabalho foi desenvolvido durante dois anos, e pode ser acessado clicando no link http://bitly.ws/s64r.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543