A edição do projeto Ciclo de Palestras – Compartilhando Saberes, do mês de setembro realizada nesta sexta-feira (27), pelo Instituto Brasília Ambiental, contou com a apresentação da dissertação de mestrado da engenharia ambiental e analista de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Larissa Moreira Cardoso. A ideia de desenvolver um diagnóstico ambiental do Córrego Currais e Ribeirão das Pedras no Distrito Federal surgiu após a análise, no ano de 2018, de um processo de posto de combustível localizado na região administrativa de Santa Maria.
A palestrante expôs os objetivos da pesquisa dessas áreas de proteção de mananciais (APM’s), localizadas na bacia hidrográfica do rio Descoberto, o nível de preservação, qualidade da água e o uso e a ocupação do solo.
O resultado geral do protocolo rápido de avaliação visual de impacto ambiental (Pravia) evidenciou que a maior parte dos pontos observados estão mantendo o estado de conservação natural e nenhum dos ambientes estudados foram considerados impactados. A classificação da qualidade da água segue boa e houve pouca variação no uso e ocupação do solo, na categoria Floresta.
“Entre as conclusões foi possível observar que a APM Pedras tem maior grau de conservação, por estar totalmente inserida na poligonal da Floresta Nacional (Flona). E as APM’s tem se apresentado estáveis”, comentou a engenharia ambiental e analista de Planejamento.
Para o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, esse conhecimento aprofundado é uma resposta aos anseios da comunidade sobre a real situação do nosso meio ambiente. “Precisamos destacar que lidamos nesse projeto com uma exceção, com qualidade atestada. Mas ainda precisamos do apoio da comunidade para alcançar nosso objetivo de uma cidade com crescimento sustentável”.
Larissa Cardoso atualmente ocupa o cargo de assessora na Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilam III), do Instituto Brasília Ambiental, responsável por conceder atos autorizativos para as seguintes atividades: obras de infraestrutura, saneamento, unidades de gerenciamento de lodo, hospitais, cemitérios e crematórios, gerenciamento, tratamento e destinação final de resíduos sólidos.
Ciclo de Palestras – Compartilhando Saberes é uma ação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do Instituto. O projeto existe desde 2019 e, em 2023, foi reconhecido no 1º Encontro Anual de Qualidade de Vida no Trabalho, da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, recebendo o prêmio Selo Qualivida 2023, na categoria bronze, no segmento autarquias.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543