A primeira etapa da Operação Aqui Não!, para coibir o despejo irregular de resíduos sólidos dentro de Unidades de Conservação do Distrito Federal, foi realizada nessa quinta-feira, 25 de junho. O trabalho foi organizado pela equipe de Auditores Fiscais do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e contou com a participação da Agefis e de policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental. Foram abordados caminhões depositando resíduos sólidos de construção civil na Reserva Biológica do Guará e no Parque de Uso Múltiplo do Lago Norte.
A ação resultou na apreensão de quatro caminhões, aplicação de multas no valor total de R$ 280 mil e na obrigação, por parte dos infratores, de recuperarem as áreas degradadas.
Flagrante de caminhão despejando entulho
O Gerente de Fiscalização de Flora, Vitor Pereira, destacou a ação dos auditores fiscais. “A apreensão dos caminhões, além de prevista na legislação ambiental, faz parte de uma estratégia da fiscalização do Instituto, onde a descapitalização do infrator é um forte elemento para desencorajar a prática dos ilícitos ambientais no DF”, comentou o gerente.
O auditor fiscal Giancarlo Chelotti informou ainda, que essa foi a primeira fase da operação e que todas Unidades de Conservação Distritais estão sendo monitoradas a fim de coibir a infração.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543