Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/10/24 às 8h29 - Atualizado em 25/10/24 às 13h39

CPS ganha Sistema Solar Fotovoltaico

COMPARTILHAR

O Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), localizado no Jardim Mangueiral, do Instituto Brasília Ambiental, cuja gestão é uma parceria do Instituto com o Movimento Comunitário Jardim Botânico (MCJB), ganhou na manhã deste sábado, 19/10, seu Sistema Solar Fotovoltaico. O sistema é composto por 20 placas de energia solar, de 600 Watts cada uma, que geram 3.000 kilowatts por hora de energia elétrica em um mês.

 

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, parabenizou o MCJB pela conquista e salientou a importância da parceria no uso e manutenção do CPS, que é um espaço totalmente voltado à comunidade. ”Essa parceria de gestão e esse espaço que é o CPS, focado na sustentabilidade, deveriam existir em todas as regiões do Distrito Federal. Esse recurso que era gasto com o pagamento de energia elétrica, com certeza, vai permitir ao MCJB fazer muito mais projetos ambientais e sociais em prol da comunidade local. Estão todos de parabéns pela conquista”, disse.

 

A presidente do MCJB, Rose Marques, destacou que a geração de energia elétrica é a base do mundo moderno de hoje e enfatizou o que representa o CPS ter sua própria usina geradora de energia. “Termos a oportunidade de instalar a usina no Centro, através de investimento privado dos próprios condomínios que custaram o projeto, é muito bom, é uma grande vitória. É uma forma de darmos o exemplo para outros condomínios e regiões do Distrito Federal de fazer ações de sustentabilidade”, destacou.

 

O MCJB estima que, com a iniciativa, a economia com despesas de energia elétrica no CPS será de 90%. O Movimento lançou edital voltado às empresas que trabalham com geração de energia. A proposta vencedora foi da empresa Ecointel Energia Renovável, do grupo Mundial.

 

O sistema instalado no CPS vai evitar que 1.410 kg de CO2 sejam despejados, por mês, no meio ambiente, o que equivale a 36 árvores plantadas no mesmo período.

 

Projeto Oikos – Na manhã deste sábado foi realizado também no CPS o encerramento do Projeto Oikos Cultura e Turismo. Os participantes de uma das iniciativas culturais voltada à comunidade, o Tambor Grove, estiveram presentes no evento. Atualmente são desenvolvidos 108 projetos de sustentabilidade no CPS.

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543