Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/03/22 às 12h00 - Atualizado em 22/03/22 às 8h17

Comunidade é convidada a participar da elaboração do plano de manejo do Parque Sucupiras

COMPARTILHAR

O Instituto Brasília Ambiental e a EcoSoul promovem no dia 17 de março, a partir das 18h, a primeira reunião virtual, aberta à comunidade, para tratar do plano de manejo do Parque Ecológico das Sucupiras, localizado no Sudoeste. Os interessados em participar da discussão devem acessar a plataforma Zoom aqui.

 

 

“Esse será o primeiro contato com a população para mapear os principais grupos interessados na gestão do parque, assim como apresentar os objetivos, a metodologia e os prazos para sua elaboração”, explica a analista de atividades do meio ambiente do Instituto, Danielle Lopes.

 

A oficina virtual dá sequência ao processo aberto pelo Brasília Ambiental, no ano passado, para a contratação do plano de manejo da Unidade de Conservação. A empresa EcoSoul, de consultoria ambiental, que será a responsável por conduzir primeira reunião aberta, foi a vencedora da seleção.

 

De acordo com a bióloga Mariana Gontijo, que integra a coordenação da empresa no projeto, especialistas já estiveram no local para realizar estudos ambientais e seguem produzindo os diagnósticos. “O envolvimento da comunidade nesse momento é extremamente importante para uma construção participativa do plano de manejo, garantindo que todos tenham conhecimento de como está sendo realizado esse trabalho”, frisa.

 

 

Conservação do Cerrado – O plano de manejo é um documento técnico que estabelece o zoneamento e as normas que regulamentam o uso de uma Unidade de Conservação (UC), a partir dos objetivos definidos no ato de sua criação. Apresenta estudos da fauna, flora, meio físico, socioeconômico, infraestrutura e uso público, definindo o que pode ser construído e o que deve ser preservado na área.

 

O Brasília Ambiental, observando a legislação sobre o assunto, desenvolve os documentos de suas UCs com base na construção coletiva por meio de oficinas participativas da comunidade interessada, incluindo diversos atores da sociedade civil, órgãos públicos, pesquisadores, moradores da região onde se localiza a unidade, entre outros.

O Parque Ecológico das Sucupiras, criado pelo Decreto nº 25.926/2005, é uma área de conservação do Cerrado. É um espaço de contemplação, educação ambiental e convivência consciente, onde a comunidade pode usufruir, respeitando as espécies de fauna e flora do local.

 

As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail contato@ecosoulambiental.com.br com o título do assunto “Plano de Manejo – PE das Sucupiras”.

 

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543