Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/09/25 às 16h09 - Atualizado em 9/09/25 às 16h09

Como ações de EA, Brasília Ambiental participa da Semana do Cerrado

COMPARTILHAR

Texto: Bety Rita Ramos | Revisão: Patrícia Kavamoto

 

O Instituto Brasília Ambiental marcou presença hoje, 9/9, com várias ações de educação ambiental, na Semana do Cerrado, organizada pelo Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), um sistema de parcerias institucionais do Distrito Federal que visa à proteção do Cerrado, coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do DF (Sema) e pelo Brasília Ambiental. O evento foi realizado na escola Centro Educacional Professor Carlos Ramos Mota, localizado no Lago Oeste, região de Sobradinho II.

 

De acordo com a educadora ambiental do Instituto, Mariana dos Anjos, a iniciativa teve o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos dos incêndios florestais e a importância da preservação do bioma. “A participação da autarquia se deu por meio da realização de atividades de sensibilização em prol da preservação do Cerrado”, explicou.

 

O Instituto disponibilizou também a coleção, produzida por sua Unidade de Educação Ambiental (Educ), Eu Amo Cerrado, que comporta várias publicações, como revistas, cartazes, folderes, jogos, álbuns de figurinhas, fotografias, todos sobre a fauna e a flora do bioma. “A coleção mostra de forma lúdica e artística a vida no Cerrado em todas as suas manifestações”, esclarece a educadora.

 

A área de educação ambiental da autarquia desenvolveu ainda, no evento, as oficinas de Cerrado Dobrado com crianças do ensino fundamental, e Cerrado Yoga com alunos do ensino médio.

 

A governadora em exercício, Celina Leão, destacou a importância da Semana do Cerrado e a necessidade de cuidar do bioma. “Promover ações que integrem cultura e meio ambiente é fundamental para despertar a atenção das nossas crianças e adolescentes sobre a importância de estarmos comprometidos com a preservação desse bioma, que é uma das maiores reservas de biodiversidade do mundo”, disse.

 

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, também destacou a importância da realização de iniciativas em prol da preservação do Cerrado. “O bioma é o segundo maior do Brasil, cobre um quarto de todo o território nacional, é o lar de várias espécies de aves, mamíferos, anfíbios e répteis. Infelizmente, se tornou um dos pontos centrais de desmatamento no Brasil e em todo o planeta. Todas as ações para preservá-lo são necessárias e de extrema importância”, disse.

 

O Centro Educacional Professor Carlos Mota atende a estudantes desde os quatro anos de idade até o final do ensino médio. É a única escola pública da região. Fica localizada ao lado do Parque Nacional, área de muita atenção com relação à prevenção de incêndios florestais.

 

 

Dia 11 de Setembro comemora-se do Dia Nacional do Cerrado. A data foi criada em 2003 para valorizar e promover a preservação do bioma.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543