11/04/24 às 15h26 - Atualizado em 25/04/24 às 8h12

Comissão de emergências ambientais aprova simulado com produto perigoso

Foi realizada na tarde de quarta-feira (10), na sede do Brasília Ambiental, reunião extraordinária da Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD-P2R2). O grupo é integrado por vários órgãos do poder público e tem o objetivo de tornar mais eficaz e efetivo, o breve retorno às ocorrências com produtos químicos no Distrito Federal.

Durante o encontro, o grupo aprovou a realização de um exercício simulado de vazamento de gás amônia, no dia 24 de abril, na unidade JBS – Seara Alimentos, localizada em Samambaia Norte, na DF-180. O objetivo da ação será aprimorar a preparação e a resposta a um acidente fictício na utilização do gás amônia.

“As instituições envolvidas terão a oportunidade, na simulação, de colocar em prática seus conhecimentos, avaliar e aprimorar suas habilidades no enfrentamento de incidentes dessa natureza”, disse o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, durante a reunião.

Também ficou acordado que entre os dias 13 a 17 de maio, haverá o treinamento Nível Operações com Produtos Perigosos, que será ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF, para as instituições que compõem a comissão.

O Brasília Ambiental faz parte da CD-P2R2 na função de secretaria executiva. Dentre os órgãos que participaram da reunião extraordinária, que enviaram representantes, estavam: o Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar (Gpram/CBMDF); a Polícia Militar (PMDF); o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob/SSP); a Defesa Civil; o Detran,  a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); a Secretaria da Agricultura (Seagri); e a empresa Vibra Energia.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543