27/11/20 às 15h00 - Atualizado em 4/12/20 às 8h12

Classificação de áreas queimadas e matas de galeria são os temas da 6ª edição do Compartilhando Saberes

O Instituto Brasília Ambiental realizou, na manhã desta sexta-feira (27), a 6ª edição virtual do Projeto Ciclo de Palestras – Compartilhando Saberes. O evento, que acontece mensalmente, é uma iniciativa da Comissão Permanente de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) para incentivar a troca de conhecimento entre os servidores e favorecer a integração com a sociedade. Nesta última edição do ano, o evento contou com apresentação dos trabalhos de mestrado de dois analistas de Planejamento Urbano e Infraestrutura do Instituto.

No primeiro bloco, o engenheiro florestral e mestre em Geografia, Petrônio Diego Silva, apresentou sua dissertação “Uso de aprendizagem de máquina e redes neurais convolucionais profundas para a classificação de áreas queimadas em imagens de alta resolução espacial”, com o objetivo de identificar, classificar e mensurar a área queimada no parque ecológico Boca da Mata, que possui alta incidência de incêndios florestais e grande importância ecológica.

A segunda palestra ficou por conta do servidor Irving Martins Silveira, engenheiro florestal com mestrado em Ciências Florestais. “Padrões de ocorrência de espécies lenhosas em vertentes de matas de galeria no Distrito Federal” é o tema da dissertação que analisou fragmentos de matas de galeria em unidades de conservação. A pesquisa também incluiu investigação sobre composição de espécies e estruturas de vegetação, auxiliando decisões acerca de ações de manejo e recuperação de ecossistemas florestais.

Compartilhando Saberes” é uma iniciativa destinada aos servidores que tiveram usufruto do afastamento para participar de programa de pós-graduação stricto senso, conforme o artigo 161, da Lei Complementar 840/2011, e retornaram para suas atividades. Iniciado no segundo semestre de 2019, o projeto já conta com 14 apresentações de servidores do Instituto.