Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/09/24 às 15h42 - Atualizado em 19/09/24 às 15h42

Cidadão é flagrado em atitude suspeita de atear fogo no Burlermax

COMPARTILHAR

Na tarde de ontem, 17/9, um cidadão foi flagrado em atitude suspeita de estar ateando fogo no parque ecológico Burlemax, localizado no Noroeste, Unidade de Conservação sob a gestão do Instituto Brasília Ambiental. O flagra foi feito pelo Agente de Unidade de Conservação do Instituto e administrador da Unidade, Claudiomir Gonçalves, que, embora estivesse em férias, passeava pelo parque no momento.

O administrador percebeu uma área do parque em chamas. Dirigiu-se ao local e viu um homem jovem, de aparentes 19 anos, saindo da área em fogo com galhos secos de árvore nas mãos. Imediatamente entrou em contato com a brigada florestal do Instituto, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Os dois primeiros para apagar o fogo, e a PM para deter o cidadão suspeito de ser o responsável pelo incêndio.

Chegando sem demora, a PM abordou o suspeito e encontrou com ele um galão com material inflamável, que pareceria ser gasolina. O suspeito foi contido e levado para a delegacia para averiguação da situação. O Administrador da UC também foi conduzido à delegacia como testemunha do caso. A Polícia fez a notificação do suspeito e assumiu o caso. O incêndio foi contido pela brigada florestal da própria unidade com auxílio do Corpo de Bombeiros.

O Parque Ecológico Burle Marx, que soma uma área de quase 300 hectares, tem vigilância patrimonial 24h e Agentes de UC que vistoriam a Unidade de Conservação constantemente.

O presidente do Instituto, Rôney Nemer, reforça o pedido a toda comunidade que, ao ver situação semelhante, acione a polícia pelo 190, e o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193, e a Brigada florestal do Instituto pelo 61-99224-7202. Reforça também que todos os servidores do Brasília Ambiental não medem esforços para a defesa e preservação do bioma Cerrado.

Desde a última segunda-feira, por exemplo, o Instituto mantém uma equipe de auditores fiscais no parque Nacional de Brasília, dando apoio às equipes locais, e outras quatro equipes rodando pelo DF. Os Agentes de Unidades de Conservação também estão atuando diariamente, juntos com os brigadistas florestais, no monitoramento e combate aos incêndios florestais nas Unidades soba a gestão do Instituto.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543