3/05/21 às 12h36 - Atualizado em 3/05/21 às 15h56

Castrações de cães e gatos batem recorde no primeiro trimestre

O Programa de Castração de Cães e Gatos do Instituto Brasília Ambiental bateu recorde no primeiro trimestre de 2021. Foram atendidos, no período, 3.481 animais. Este número supera o desempenho dos anos anteriores. Com relação ao mesmo período de 2020, por exemplo, quando foram castrados 1.068 animais, o crescimento é acima de 300%. Este trimestre, aliás, supera todo o ano passado, que somou 3.478 castrações.

Do total de animais castrados de janeiro a março deste ano, 1.641 foram atendidos na clínica contratada, localizada no Gama, e 1.840 cirurgias foram realizadas na Unidade Móvel Castramóvel.

Para o secretário geral do Instituto, Thúlio Cunha Moraes, este resultado revela o esforço do órgão ambiental em desenvolver com eficiência essa política pública, que permite o controle da natalidade desses animais, proporcionando a sanidade o equilíbrio populacional, e trazendo ganhos para os animais e a sociedade em geral.

O Programa de Castração de Cães e Gatos do Brasília Ambiental existe desde 2017. Se justifica pelo fato de a castração evitar não somente os problemas do presente, mas também os futuros nascimentos que poderiam ocorrer caso as castrações não fossem executadas. “Na maioria das vezes esses cães e gatos são abandonados nas ruas em condições precárias, se tornando um problema de saúde pública”, lembra Thúlio.

O órgão ambiental trabalha para ampliar os locais de atendimentos. Em breve novas clínicas serão adicionadas ao programa, e, além do Gama, e do Castramóvel, ocorrerão atendimentos em Samambaia e no Paranoá.