Em homenagem ao Dia Nacional do Cerrado, comemorado nesta segunda-feira (11 de setembro), o Instituto Brasília Ambiental, em parceria com vários órgãos governamentais, promoverá, ao longo do mês, uma série de atividades em celebração ao bioma brasileiro que cobre, cerca de 25%, do território nacional e que abriga nascentes de grandes bacias hidrográficas brasileiras.
“O Cerrado deve ser lembrado não apenas no seu dia {11 de setembro} como, também, durante todo o ano, pois trata-se do berço das águas, de fundamental importância para o ecossistema, não apenas do Distrito Federal, mas para todo o país”, enfatizou o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer.
A programação inicia no próprio Dia do Cerrado (11), com a exibição de curtas-metragens relacionados à temática ambiental e contação de história com a educadora ambiental Aline Barreto. O evento será realizado das 9 às 12 horas, no auditório do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Na terça-feira (12), em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/DF) tem mais contação de histórias e oficina de observação de aves; das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Carlos Motta, localizado no Lago Oeste, na região administrativa de Sobradinho. Concomitante a esse evento será realizado também, o Encontro de Educadores Ambientais, na Escola da Natureza, localizada no Parque da Cidade, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, que seguirá até o dia 13.
Ainda na quarta-feira (13), será promovido o Dia Ambiental de Prevenção a Incêndios no Cerrado, pelo Programa de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF), no Parque Ecológico Sucupira, em Planaltina, das 9 às 11h30. Já na quinta-feira (14) será a vez do Fórum de Educadores Ambientais, na Escola da Natureza (Parque da Cidade), das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas.
E a agenda da primeira semana de ações finaliza no dia 15 de setembro (sexta-feira), com a cerimônia de Moção de Louvor aos projetos Parque Educador e Escola da Natureza, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), das 15 às 18 horas. Em setembro ainda haverá outras atividades como forma de homenagear a savana brasileira. Confira, abaixo, a programação.
Dia Nacional – Em 2023, completa-se 20 anos em que a data foi instituída, por meio do Decreto s/n, de 20 de agosto de 2003, com o objetivo de conscientizar sobre a conservação e a preservação do segundo maior bioma brasileiro, que fica atrás apenas da Amazônia. O Cerrado abriga uma das maiores biodiversidades do mundo, com mais de 6 mil espécies de árvores e 800 espécies de aves, sendo que a maior parte da sua cobertura localizada no Planalto Central.
Programação
Dia 11
Circuito Tela Verde – Apresentação de curtas-metragens ambientais e contação de história com a educadora ambiental Aline Barreto. No auditório do Ministério do Meio Ambiente (MMA) das 9h às 12h
Dia 12
Dia Ambiental do Cerrado – Contação de histórias e oficina de observação de aves, no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Carlos Motta (Lago Oeste), das 9h às 11h e das 14h às 16h
Dias 12 e 13
Encontro de Educadores Ambientais, na Escola da Natureza (Parque da Cidade), das 9 às 11 horas e das 14h às 16h
Dia 13
Dia Ambiental de Prevenção a Incêndios no Cerrado no Parque Ecológico Sucupira (Planaltina), das 9h às 11h30
Dia 14
Fórum de Educadores Ambientais, na Escola da Natureza (Parque da Cidade), das 9 às 11 horas e das 14h às 16h
Dia 15
Cerimônia de Moção de Louvor ao Parque Educador e Escola da Natureza, na CLDF, das 15h às 18h
Dia 17
Cuidando Cerrado no Parque Ecológico Ezechias Heringer, das 9h às 12h
Dia 27
5 anos do Parque Educador, projeto fruto da parceira entre o Brasília Ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação. O evento acontece no Auditório da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), das 9h às 11h e das 13h30 às 16h
Dias 29 e 30
Feira Ambiental e Exposição Natureza é…, no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), localizado nos Jardins Mangueiral
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543