Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/06/23 às 17h38 - Atualizado em 13/06/23 às 16h49

Brasília Ambiental tem vasta programação para o Dia Mundial do Meio Ambiente

COMPARTILHAR

No próximo dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, e para celebrar a data, o Instituto Brasília Ambiental organizou uma extensa programação – envolvendo várias das suas áreas -, e com diversos parce, que será desenvolvida durante quase todo o mês de junho, nas várias Regiões Administrativas do Distrito Federal.

 

De acordo com o Instituto, a programação tem ações nas Unidades de Conservação, de educação ambiental, plantios de mudas nos parques com apoio da comunidade, cursos, palestras, mostras culturais, entre outras atividades. “Têm o objetivo de mostrar o empenho do Brasília Ambiental, que, por meio de seus servidores, não mede esforços para prestar um serviço de muita qualidade à população do DF. Defender o meio ambiente é defender a vida”, completa o presidente da autarquia, Rôney Nemer.

 

A programação começa nesta sexta-feira (2), das 9h às 12h, com o lançamento do cercamento no Parque Ecológico Santa Maria. A Unidade de Conservação também ganhará autorização para a iluminação, além de guarita e pórtico de entrada. No domingo (4), às 10h, haverá uma reunião aberta com a comunidade do Parque Distrital Pedra dos Amigos, no Paranoá.

 

Na segunda (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque Ecológico Veredinha, em Brazlândia, recebe plantio de mudas do Cerrado. E a Unidade de Educação Ambiental (Educ) do Instituto, realiza das 8h30 às 13h, na Escola de Governo (Egov), o Seminário A Educação Ambiental como Ferramenta de Prevenção a Incêndios no Cerrado, em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado 3 de junho.

 

De 5 a 9 de junho, a Superintendência de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento (Sufam) realizará nas administrações regionais, das 9h às 17h, panfletagem sobre poluição sonora. A ação é educativa, visando esclarecer a população sobre o que é essa infração ambiental, prevista na Lei DF nº 4.092, e como denunciá-la.

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi designado no dia 5 de junho de 1972 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no primeiro dia da histórica Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano. Na ocasião, outra resolução adotada pela Assembleia Geral da ONU levou à criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade global que determina a agenda ambiental e serve como autoridade defensora do meio ambiente no mundo.

 

Veja a programação

(2 a 25 de junho)

 

Dia 2

– Lançamento do cercamento do Parque Ecológico Santa Maria, das 9h às 12h.

 

Dia 4

– Reunião com a comunidade do Parque Distrital Pedra dos Amigos, no Paranoá, às 10h.

 

Dia 5

  • – Seminário A Educação Ambiental como Ferramenta de Prevenção a Incêndios no Cerrado, em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental, na EGOV, das 8h30 às 13h.
  • – Plantio de Mudas do Cerrado, parque ecológico Veredinha (Brazlândia), das 10h às 12h.
  • – Lançamento do Almanaque do Fogo – Prevenção e Combate ao Incêndio Florestal, durante o Seminário A Educação Ambiental como Ferramenta de Prevenção a Incêndios no Cerrado, na EGOV, às 10h.

– Curso de Cosméticos com Ervas Medicinais, no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), Jardim Mangueiral, das 8h às 17h (Organizador: Senar)

 

Dia 6

– Curso de Cosméticos com Ervas Medicinais, no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), Jardim Mangueiral, das 8h às 17h (Organizador: Senar)

– Ecofeira Itinerante, na CLDF, das 8h às 17h (Organizador: Ecofeira)

– Ação de Limpeza do Parque Três Meninas, às 9h

– Passarinhada, na Esecae, das 7h às 11h. (Organizador: Marcus Paredes –Educ)

– Simulação de vazamento de hidrocarbonetos (combustível) em meio aquático, no Lago Paranoá, próximo à Ponte JK – localizada no SCES Trecho 2, Asa Sul, das 9h às 13h. (organizador –  Comissão Distrital DP2R2).

 

Dia 7

 – Curso de Cosméticos com Ervas Medicinais, no CPS, das 8h às 17h (Organizador: Senar).

 

Dia 9

Lançamento do Projeto Cerrado Vivo – Projeto de regeneração de áreas degradadas com mudas doadas pela comunidade do Jardim Botânico e por condomínios, no CPS, às 9h (Organizador: Viveiro Oikos);

– Curso Gratuito – Noções Básicas de Viveirismo, no CPS, das 10h às 12h (Organizador: Viveiro Oikos).

– Festa Junina da Ecofeira – São João Sustentável, das 17h às 22h (Organizador: Ecofeira)

 

Dia 10

– Curso Gratuito – Cozinha Vegana e Vegetariana, no CPS, das 9h às 12h (Organizador: HCN – Chef Cizú)

  • – Festa Junina da Ecofeira – São João Sustentável, no CPS, das 17h às 22h (Organizador: Ecofeira)

 

Dia 12

– Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.

 

Dia: 13

– Vivência no Parque com a APAE, no Parque Olhos D’Água, das 8h às 11h.

  • – Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.

 

Dia 14

  • – Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.

 

Dia: 15

– Passarinhada na Esecae, às 7h às 11h, (organizador: Grupo Observaves)

  • – Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.

 

Dia: 16

– Entrega de Certificado do 1ª Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), na sede do Brasília Ambiental, às 10h.- –

  • – Ecofeira itinerante, na CLDF, das 8h às 17h.

 

Dia 17

– Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de bonecos, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF,  no Parque Ecológico de Águas Claras, Das 13h às 17h.

 

Dia 18

Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de boneco, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF, Parque Ecológico dos Jequitibás, em Sobradinho, das 13h às 17h.

 

Dia 20

– Vivência no Parque com a APAE, Parque Olhos D’Água, das 13h às 16h.

 

Dia 21

– Vivência no Zoo, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

 

Dia 24

– Caminhada na Trilha das Copaíbas, no Parque Ecológico Copaíbas, Lago Sul, e entrega de autorização da guarita da Unidade, às 8h.

– Oficina Aproveitamento Integral dos Alimentos, no CPS, das 9h às 12h.

Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, oficinas de bonecos, espetáculos teatrais, mediação de espetáculos em UCs do DF, no Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, das 13h às 17h.

– Publicação do Plano de Manejo – Com a comunidade do Parque Sucupiras sobre a publicação do Plano de Manejo da Unidade, às 14h.

 

Dia 25

Estação Brasil – Apresentações de espetáculo cênico musical, quatro oficinas de bonecos quatro espetáculos teatrais, quatro mediações de espetáculos em UCs do DF Parque Ecológico Três Meninas, Samambaia, das 13h às 17h.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543