Governo do Distrito Federal
26/05/22 às 18h03 - Atualizado em 21/06/22 às 12h05

Brasília Ambiental recategoriza Parque do Gama

COMPARTILHAR

Publicado no Diário Oficial (DODF), desta quinta-feira (26) a lei que altera a classe do Parque Recreativo do Gama, que agora passa a ser chamado Parque Distrital do Gama. Trata-se de importante avanço que confere maior status de proteção à Unidade de Conservação.

 

Com a entrada da norma em vigor, o parque passa para categoria do grupo de Unidades de Proteção Integral (UPI), que tem, entre seus objetivos, garantir a preservação do bioma Cerrado. Mesmo essa categoria sendo mais restritiva, é permitido, ainda, a visitação de baixo impacto e a educação ambiental no local.

 

“A recategorização é uma grande conquista para o DF. Agora o parque faz parte do Sistema Distrital de Unidades de Conservação, grupo de proteção integral, cuja finalidade é ade preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais”, explicou Carolina Lepsch, diretora de Implantação de Unidades de Conservação e Regularização Fundiária do Brasília Ambiental.

 

Também conhecido como Prainha, o Parque Distrital do Gama é cortado pelas muitas corredeiras e cachoeiras do Ribeirão do Gama. No local, pode ser encontrado espécies raras da fauna do Cerrado, como lontras, raposas, lobos-guará e veados-campeiro.

 

Clique aqui e confira o Decreto n° 43.358, de 25 de maio de 2022, de alteração da categoria da área protegida.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543