4/05/22 às 16h56 - Atualizado em 12/05/22 às 12h21

Brasília Ambiental realiza primeira Ouvidoria Itinerante do ano

O Instituto Brasília Ambiental realiza, nesta quinta-feira (5), em Sobradinho, sua primeira Ouvidoria Itinerante do ano. A disponibilização do serviço será acompanhada de ações de Educação Ambiental, desenvolvida pela Unidade de Educação Ambiental do Instituto (Educ). As ações acontecem dentro do projeto Cidade Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, com a participação de vários órgãos.

De acordo com o ouvidor do Brasília Ambiental, Alan Ferreira, essa participação tem o objetivo de dar continuidade à campanha educacional da Ouvidoria sobre poluição sonora e maus tratos de animais, além de atendimento ao cidadão que lá estiver e quiser utilizar este canal de comunicação para encaminhar alguma demanda ao órgão e/ou tirar dúvidas.

Segundo Marcus Paredes, chefe da Educ, o foco das ações de EA será no plantio, transporte e venda ilegal de madeiras. No segundo dia do evento, sexta-feira, a Educ realiza uma roda de conversa para discutir a temática ambiental do uso da madeira. “Uma temática inédita para nós, nunca tínhamos tocado neste tema. Por exemplo, quando compramos um móvel de madeira, perguntamos de onde ela é procedente? Qual o verdadeiro impacto da venda de madeira no desmatamento e/ou na perda de biodiversidade?”, adianta, Paredes, as reflexões que virão à tona.

O secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, explica a importância da ação: “A atuação conjunta de órgãos, não apenas da Segurança Pública, mas do governo do DF como um todo, é uma forma de atender, mais facilmente, às demandas de cada região, já que a Cidade da Segurança trata-se de um projeto itinerante. Ou seja, atuamos de forma horizontal, mais próximo da população”

Resultados – Alan Ferreira faz questão de evidenciar o papel do Instituto na busca de melhorias na prestação e serviço entregue à população do DF. “Existe um grande esforço institucional a fim de aumentar os índices de resolutividade da autarquia, no qual todos têm buscado um alinhamento estratégico, visando o aperfeiçoamento do serviço prestado e a garantia da satisfação do cidadão”, afirma.

Os números mostram que o esforço mencionado pelo ouvidor já colhe resultados. O Índice de Resolutividade das demandas recebidas, via Ouvidoria, pelo órgão ambiental neste primeiro trimestre de 2022 foi de 35%. O que representa crescimento de 10% com relação ao mesmo período do ano passado.

Apresentou um crescimento ainda mais significativo o Índice de Satisfação dos demandantes com relação à resposta do órgão ambiental. No primeiro trimestre de 2021 foi de 18%, e no mesmo período deste ano é de 42%. Um crescimento de 24%. Neste período foram registradas 2.113 manifestações na Ouvidoria, das quais 85% são referentes à poluição sonora.

O Projeto Cidade Segurança Pública integra o Programa DF Mais Seguro, principal política de segurança pública do DF, com projetos e ações previstos até o final deste ano.