27/06/22 às 9h46 - Atualizado em 29/06/22 às 14h19

Brasília Ambiental realiza mais uma edição do Ciclo de Palestra Compartilhando Saberes

Foi realizado, na manhã dessa sexta-feira (24), mais uma edição do Ciclo de Palestras Compartilhando Saberes, por meio do Youtube do Instituto Brasília Ambiental. Nessa apresentação, as servidoras Carolina Lepsch e Marcela Versiani compartilharam a elaboração do “Plano de Manejo do Parque Ecológico Burle Marx – Normas, Diretrizes e Planejamento da UC”.

Plano de Manejo é um documento técnico que, a partir dos objetivos definidos no ato de criação de uma Unidade de Conservação (UC), estabelece o zoneamento e as normas que norteiam o seu uso. O documento inclui aspectos como uso da área, manejo dos recursos naturais e, implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade. Toda UC deve ter um plano de manejo, elaborado em função de sua categoria e objetivos. O trabalho foi realizado com base na Instrução Normativa n° 36, de 26 de novembro de 2020, que traz os procedimentos para elaboração desse documento.

Durante a apresentação, Carolina e Marcela trouxeram diversas informações relevantes sobre o estudo, como as características da flora e fauna da unidade. Segundo as servidoras, durante a realização do diagnóstico, foram encontradas no local 28 espécies de lagartos, 84 espécies de aves, três espécies de morcegos, seis espécies de borboletas e três gêneros de abelhas.

Incentivo – Compartilhando Saberes é uma iniciativa da Comissão Permanente de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da autarquia para incentivar a troca de conhecimento entre os servidores e favorecer a integração com a sociedade.

O projeto iniciou trazendo os servidores que tiveram usufruto do afastamento para participar de programa de pós-graduação stricto senso, conforme o artigo 161 da Lei Complementar 840/2011, e retornaram para suas atividades. Agora está em uma nova fase, dando a oportunidade da apresentação de outros tipos de trabalhos, além dos acadêmicos.

Palestrantes – Marcela Versiani é Engenheira Agrônoma, com mestrado em Agronomia. Concursada do Brasília Ambiental desde 2010 como agente de Unidade de Conservação de Parques, ocupa atualmente o cargo de diretora Regional de Unidades de Conservação (DIRUC II).

Carolina Lepsch é Engenheira Florestal e pós-graduada em Gestão e Perícia Ambiental. Também é servidora do Instituto desde 2010, como agente de Unidade de Conservação de Parques, e ocupa atualmente o cargo de diretora de Implantação de Unidades de Conservação (DIPUC).