O Instituto Brasília Ambiental firmou contrato com uma empresa prestadora de serviço para desenvolver um diagnóstico da situação atual de infraestrutura em 14 parques ecológicos. O trabalho em campo teve início nesta segunda-feira (7) e contou com o apoio dos agentes de Unidades de Conservação e técnicos da autarquia. O término do estudo está previsto para o fim do ano.
Conforme explicou o superintendes de Administração Geral (Suag) do Instituto, Ricardo Roriz, a empresa foi contratada por meio de uma compensação ambiental. “A princípio o levantamento será realizado nos parques ecológicos com infraestrutura já consolidadas. Com a fotografia real sobre a situação das unidades de conservação, poderemos contratar outra empresa a fim de prestar manutenção nos parques”, acrescentou.
Preservar – Os parques ecológicos são unidades de conservação com vegetação e fauna sensíveis — em alguns casos, raras. Por isso, o respeito a normas de conduta por parte dos visitantes é uma forma de garantir o uso da área sem prejuízos para a biodiversidade. As regras variam conforme as características de cada local.
As normas de cada parque são definidas por meio de plano de manejo. Em alguns casos, o documento está em elaboração, observando os novos critérios para recategorização das unidades. Para saber as regras específicas de um parque, o visitante pode consultar placas e letreiros ou pedir informações a funcionários do local.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543