Governo do Distrito Federal
4/02/22 às 8h00 - Atualizado em 8/02/22 às 12h25

Brasília Ambiental quer ouvir especialistas sobre destinação de animais

COMPARTILHAR

O Instituto Brasília Ambiental realiza na próxima quarta-feira (9), das 9h30 às 11h30, a Reunião de Prospecção para discutir uma proposta para a destinação de cães e gatos vítimas de maus-tratos, no âmbito do Distrito Federal. O objetivo do encontro será coletar sugestões de entidades da sociedade civil organizada, para uma futura edição de uma proposição de gestão compartilhada de local temporário para cães e gatos, em situações de maus tratos, apreendidos em ações fiscalizatórias realizadas pelo órgão.

 

A iniciativa do Brasília Ambiental visa refletir sobre um problema que vem sendo enfrentado pelos auditores do Instituto: o encaminhamento adequado de cães e gatos em situações de maus tratos, apreendidos em ações de fiscalização. Para a fauna silvestre existem os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), contudo, ainda não tem modelo similar para destinação de animais domésticos.

 

“No Distrito Federal não há uma entidade que possa recepcionar esses animais sem condições de permanecer com os tutores, uma vez que já estavam em situação degradante. Entende-se que uma parceria com Organização da Sociedade Civil (OSC) que pudesse recebê-los e promover a adoção, por meio de campanhas, supriria esse gargalo”, esclarece o coordenador do Grupo de Trabalho do Brasília Ambiental sobre Destinação de Animais Domésticos Apreendidos em Situação de Maus Tratos, Rodrigo Santos.

 

Durante o evento, que será online e com transmissão no canal do YouTube do órgão ambiental, será apresentado um panorama preliminar de operacionalização, bem como, o funcionamento de uma possível parceria entre o setor público e OSCs, para gestão de local temporário de destinação de cães e gatos.

 

As entidades do setor público e OSCs que queiram participar da reunião deverão se cadastrar previamente para poder falar, via correio eletrônico rodrigo.santos@ibram.df.gov.br, com cópia para fauna@ibram.df.gov.br. O interessado deverá mandar o nome completo e a instituição a qual faz parte. O encaminhamento dos dados para cadastro deverá ser realizado até às 8 horas, do dia 9 de fevereiro. Os demais participantes poderão mandar suas perguntas pelo chat do YouTube, que haverá uma pessoa para ler as perguntas e responder.

 

Para contar com as contribuições, o intuito da reunião é apresentar as nuances que compõem a parceria, que são: o problema da destinação de cães e gatos; a legislação para operacionalização da parceria; os critérios para concorrer a um possível edital; o que o Instituto espera de uma OSC parceira no que concerne ao atendimento dos animais vitimados e destinação. Cabe destacar que a proposta não prevê a construção de um abrigo público pelo setor público, e sim, a utilização do aparato da organização social.

 

Após apresentação da proposta, com duração prevista para 30 minutos, a discussão será aberta ao público para sugestões ou dúvidas. Cada participante terá um tempo para formular sua pergunta ou sugestão.

 

Serviço: Reunião de Prospecção

Data: 9/2/2022 (quarta-feira)

Hora: Das 9h30 às 11h30

Local: Canal do Brasília Ambiental no YouTube

E-mail para dúvidas e cadastro prévio de entidades públicas e OSCs – fauna@ibram.df.gov.br e rodrigo.santos@ibram.df.gov.br (atenção: o envio de dados para registro deverá ocorrer até às 8 horas, do dia 9 de fevereiro)

Canal de atendimento do whatsApp da fauna – (61) 98553-2756

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543