Governo do Distrito Federal
11/03/22 às 9h34 - Atualizado em 11/03/22 às 10h22

Brasília Ambiental promove curso de formação para brigadistas florestais

COMPARTILHAR

O Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), publicou, na manhã desta sexta-feira (11), o edital do Curso de Formação de Brigadista de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. A formação será conduzida pelo PrevFogo (Ibama) de 28 de março a 8 de abril de 2022. Os interessados deverão se inscrever, das 9h do dia 15 até às 16h do dia 16 deste mês, pelo  site da autarquia ambiental.

 

Confira AQUI o edital.

 

Ao todo, estão sendo ofertadas 104 vagas para pré-seleção de 52 candidatos. A formação é destinada a qualquer pessoa interessada, que tenha entre 18 e 59 anos. Os primeiros inscritos, dentro do número de vagas, participarão do Teste de Aptidão Física (TAF) e os 52 candidatos com melhor desempenho serão convocados para o curso.

 

A relação de inscritos selecionados para o TAF será divulgada em 18 de março, enquanto a lista dos aprovados tem data prevista para o dia 24 deste mês, ambas disponibilizadas no site do Brasília Ambiental. Não haverá cadastro reserva, mas em situação de desistência de candidato aprovado, antes do início das aulas, o próximo em classificação será chamado.

 

O curso visa promover a capacitação dos candidatos nas atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais, no âmbito do Distrito Federal (DF), e vai ao encontro do Decreto 37.549/2016, que promulga o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF) e do Decreto nº 43.057, que declarou estado de emergência ambiental no DF em março de 2022.

 

Seleção – O Teste de Aptidão Física acontecerá em 21 de março e consiste em uma caminhada de 2.400 metros carregando uma bomba costal com água, que pesa cerca de 24 quilos. O tempo máximo permitido é de 25 minutos para homens e 30 minutos para mulheres. Não será permitido correr durante o trajeto, sob pena de eliminação. O objetivo é verificar a resistência muscular, resistência aeróbica e capacidade cardiorrespiratória dos candidatos.

 

Os candidatos selecionados da 1ª a 26ª posição farão parte da primeira turma com aulas de 28 de março a 1º de abril. Já os que ocuparem da 27ª a 52ª colocação vão integrar a segunda turma com formação de 4 a 8 de abril. O curso será presencial, com duração de 40 horas entre aulas teóricas e práticas.

 

Para matrícula no curso é obrigatório que o candidato apresente cópia original da carteira de identidade e do CPF, além do Termo de Compromisso de Matrícula para o Curso de Formação de Brigadistas de Combate e Prevenção de Incêndios Florestais.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543