Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/23 às 6h10 - Atualizado em 23/05/23 às 11h21

Brasília Ambiental participa da 8ª Conferência Internacional Wildfire

COMPARTILHAR

Cinco servidores do Insituto Brasília Ambiental vão representar o Governo do Distrito Federal na 8ª Conferência Internacional Wildfire, que acontece em Portugal de hoje (15) a sexta-feira (19). O evento é realizado a cada quatro anos e proporciona discussão e troca de experiências entre os agentes nacionais e internacionais envolvidos com a temática dos incêndios florestais no mundo.

 

De acordo com Pedro Paulo Cardoso, diretor de prevenção e combate aos incêndios florestais do Brasília Ambiental, o DF é um dos estados que mais contrata brigadistas florestais, sendo um modelo de contratação para o resto do mundo.

 

“É um espaço importantíssimo. Será um evento multidisciplinar na área de fogo, onde vamos trocar experiências, fazer acordo de cooperação com outros órgãos que lidam com essa temática e captar recursos. Essa conferência é uma resposta às mudanças climáticas e aos incêndios florestais que acometem o mundo inteiro. A partir dela, a gente vê como o problema está sendo lidado no mundo e buscamos achar soluções em conjunto”, explicou o diretor.

 

Esta não será a primeira participação do GDF na Wildfire. Em 2019, o governo esteve na conferência, realizado em Campo Grande (MS).  Gesisleu Darc Jacinto, administrador das unidades de conservação do Ibram, lembra a experiência trazida para o DF na proteção e conservação do bioma cerrado.

 

“Essa troca de informações é muito importante, tanto de ferramenta, quanto de tecnologias novas e monitoramento de áreas queimadas. O manejo integrado do fogo, por exemplo, foi uma das coisas que a gente verificou como os outros países fazem. Assistimos a várias apresentações de modelos que estavam utilizando e foi bastante aproveitável para juntar essas tecnologias com o que a gente já sabe fazer aqui. E isso deu bons resultados”, acentuou.

 

Também fazem parte da comitiva do Brasília Ambiental que estarão na 8ª Coferência Wildfire: os agentes de Unidades de Conservação e Parques, Érisom Vieira Cassimiro, Albino Luciano Simões Antônio e o analista de planejamento urbano e infraestrutura, engenharia florestal, Airton Mauro de Laára Santos.

 

Ação de combate – A primeira edição da International Wildland Fire Conference – Meeting Global Wildland Fire Challenges – foi em Boston, EUA, em resposta às severas e generalizadas épocas de incêndios florestais dos anos 80. O encontro foi organizado por representantes de entidades governamentais e instituições privadas de todos os continentes.

 

A 2ª conferência foi organizada em Vancouver, Canadá, com a presença de participantes de 38 países. Desde então, a cada quatro anos, uma comunidade em crescimento reúne-se em um continente diferente para aprendizados conjuntos e partilhar conhecimentos no âmbito da gestão integrada do fogo.

 

No GDF, a ação de prevenção e combate aos incêndios florestais é coordenada pelo Plano de Prevenção de Combate a Incêndios Florestais (PPCIF) da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema). Tem como objetivo o de reduzir a ocorrência e a reincidência de incêndios florestais no DF, o programa prevê uma estruturação de combate e prevenção ao fogo no cerrado como uma ação permanente do governo.

 

“A gente trabalha com a população local para informar diretamente sobre os riscos dos incêndios, do que fazer em caso de avistar um incêndio, não colocar fogo em lixos ou podas… Pelo que conhecemos, é uma ação que a gente só realiza aqui no DF. Temos uma equipe técnica ambiental e um Corpo de Bombeiros que é referência no Brasil todo e lá fora também. A gente vai representar muito bem nosso território e trazer novas ações e tecnologias para que a gente possa reduzir os impactos dos incêndios florestais por aqui”, afirmou Carolina Leite Queiroga Schubart, coordenadora técnica do PPCIF, que também integra a equipe que participa da 8ª Wildfire.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543