O Instituto Brasília Ambiental marcou presença no 14º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal. O evento foi realizado nesta quinta-feira (4), na Escola Parque da Natureza e Esporte, localizada no Núcleo Bandeirante. No estande da autarquia, os estudantes puderam conhecer mais sobre o Programa Parque Educador, explorar os cartazes da Coleção “Eu Amo o Cerrado”, que destacam a fauna e a flora do bioma, além de participar da oficina de origami.
O Programa Parque Educador é uma parceria entre o Brasília Ambiental, a Secretaria de Educação e a Secretaria do Meio Ambiente. A iniciativa visa proporcionar experiências ecopegagógicas para os estudantes da Rede Pública de Ensino do DF nas Unidades de Conservação, sob a gestão do Instituto. “Atendemos várias escolas do Núcleo Bandeirante nos Parques Ecológicos: de Águas Claras, Riacho Fundo e Três Meninas por esse programa com atividades práticas e educativas. Aproveitamos o 14º Circuito de Ciências para divulgar também os vídeos do Parque Educador Digital”, informou a analista de atividades de meio ambiente, Maria Fernanda Teixeira.
Segundo a analista, a oficina de origami de animais do Cerrado visou aproximar os alunos das unidades de conservação e da biodiversidade local. “Essa atividade vai além da prática lúdica. Ela nos permite conversar com as crianças sobre os animais do Cerrado, sua importância ecológica e os riscos que enfrentam, como a ameaça de extinção, por exemplo”, explicou.
Para a chefe da Unidade Regional de Educação Básica (UNIEB) da Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Núcleo Bandeirante, Aline Hollyday, o 14º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do DF tem papel fundamental no letramento científico. “Este ano, com o tema Água, para quê?, reunimos 14 escolas e 18 projetos da educação infantil até o ensino médio. É gratificante contar com parceiros como o Brasília Ambiental, que estão sempre dispostos a colaborar e abrilhantar a programação com atividades educativas e interativas”, afirmou.
O presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, reforçou o compromisso da autarquia em aproximar a educação ambiental da comunidade escolar. “Queremos que nossas crianças e jovens cresçam conscientes do valor do Cerrado e das nossas unidades de conservação”, destacou.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, também ressaltou a importância da iniciativa. “Levar esse tipo de conhecimento às escolas é investir no futuro de crianças e adolescentes com resultados práticos no nosso meio ambiente”.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543