Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/06/24 às 14h03 - Atualizado em 14/06/24 às 13h07

Brasília Ambiental inaugura usina fotovoltaica do Parque Ecológico Águas Claras

COMPARTILHAR

O Governo do Distrito Federal, por meio do Instituto Brasília Ambiental, inaugurou oficialmente na manhã deste sábado (8), a usina pública de energia solar fotovoltaica do Distrito Federal, localizada no Parque Ecológico Águas Claras. O evento contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; do presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer; do secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes e demais autoridades do poder executivo e legislativo, para o descerramento da placa de abertura do equipamento.

 

“Essa entrega marca a sustentabilidade no Distrito Federal e a nossa gestão tem trabalhado para renovar cada vez mais a nossa cidade, melhorando a qualidade de vida da população de Águas Claras e de todo o DF, conseguindo unir o meio ambiente e o desenvolvimento”, celebrou o governador Ibaneis Rocha.

 

Presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer

O presidente do Instituto Brasília Ambiental destacou a importância de uma área protegida distrital ser palco da geração de uma fonte alternativa de energia. “O Parque Ecológico Águas Claras, além de cumprir o seu papel na preservação do Cerrado agora dá exemplo de sustentabilidade ao produzir e levar energia limpa para vários órgãos públicos e de contribuir para a economicidade no uso da tradicional, de fonte elétrica”, disse Rôney Nemer.

 

A geração do equipamento oficialmente entregue terá capacidade para atender as demandas de todas as unidades de conservação (UCs) do DF e de outros órgãos públicos do governo local, como a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), o Jardim Botânico (JBB), dez escolas públicas e metade do consumo do Zoológico de Brasília.

 

O secretário de meio ambiente explicou que a usina pública solar é fruto de um acordo internacional, com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) que busca investir em soluções e tecnologias inovadoras.

 

“Foram investidos cerca de 4 milhões de reais na construção do sistema de usinas fotovoltaicas, daqui do DF. A economia, em energia elétrica, será de 1 milhão anual. Ou seja, em quatro anos, os equipamentos estarão totalmente pagos e, serão, recursos retornando aos cofres públicos. É uma ação que visa mitigar os impactos sobre o Cerrado promovendo o  desenvolvimento sustentável”, comentou Gutemberg Gomes.

 

Usina fotovoltaica do P. E. Águas Claras

Por meio dessa parceria internacional, além do Parque Ecológico Águas Claras foram implantadas, ainda, usinas em outras três UCs do DF: no Parque Ecológico Ezechias Heringer, localizado no Guará; no Parque Ecológico do Cortado, em Taguatinga e no Monumento Natural Dom Bosco, localizado no Lago Sul.

 

A inauguração da usina contou, também, com a presença do secretário de Estado de Governo, José Humberto de Araújo; da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá; do diretor presidente do Jardim Botânico de Brasília (JBB), Allan da Silva; diretor-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, Wallisson Couto, do deputado federal Gilvan Máximo; do deputado distrital Daniel Donizet e do administrador regional de Águas Claras, Mário Henrique Furtado e de representantes de entidades da comunidade local.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543