O agente de Unidade de Conservação do Instituto Brasília Ambiental, Jeovane Lúcio de Oliveira, participou no Rio de Janeiro do Curso Fundamental de Trilhas Sustentáveis. O evento aconteceu entre os dias 25 a 29 de setembro e teve como proposta disseminar conceitos inovadores no planejamento, construção e manutenção desses caminhos.
“O curso foi bastante proveitoso e vai contribuir com o sistema de trilhas sustentáveis nas Unidades de Conservação do Brasília Ambiental e do DF. Pois podemos interagir com os que admiram as práticas de caminhar preservando o meio ambiente”, afirmou Jeovane de Oliveira que representou o Instituto no evento ambiental.
O encontro foi realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA) e a Associação Rede Brasileira de Trilhas, com o apoio da Prefeitura Municipal de Niterói. Contou com a participação de 51 pessoas de todas as regiões do país, entre servidores públicos de órgãos ambientais federais, estaduais e municipais, além de voluntários de diversos caminhos na Rede Brasileira de Trilhas. O curso contou com atividades realizadas em duas unidades de conservação, no Parque Nacional da Tijuca e no Parque Natural Municipal de Niterói.
O analista ambiental do ICMBio e coordenador do curso, Pablo Casella, explica que ao se planejar um atalho é importante conjugar redução de danos ambientais com integração à paisagem visitada. Sempre respeitando a cultura e os interesses das comunidades locais.
“Uma trilha sustentável é planejada, construída e mantida para que os usuários possam desfrutar de uma experiência satisfatória em contato com a natureza. Ao longo dela, o emprego de recursos é feito buscando economia, sem perder eficiência”, ensina Casella.
Com fotos e informações do ICMBio
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543