Governo do Distrito Federal
28/03/22 às 20h42 - Atualizado em 18/04/22 às 10h51

Brasília Ambiental e Dema fazem a maior apreensão de aves no DF

COMPARTILHAR

Auditores fiscais do Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Delegacia de Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil/DF, realizaram na noite desta segunda-feira (28), no Gama, uma das maiores apreensões de passeriformes já registradas no Distrito Federal. Ao todo foram resgatados cerca de 300 animais e mais de uma centena de gaiolas.

 

De acordo com a Superintendência de Fiscalização, Auditoria e Monitoramento (Sufam) do Instituto, os auditores fiscais atenderam ao chamado da Dema, que recebeu denúncia na sua sessão de maus-tratos. Os passeriformes estavam sendo criados de forma irregular, trancafiados em uma casa de dois pisos, com estrutura de abafador de som, para evitar que o barulho dos pássaros fosse ouvido do lado de fora do recinto.  A ação infringe a Lei 4.060/2007 de maus-tratos a animais.

 

A Delegacia de Meio Ambiente fará a apuração criminal e o Brasília Ambiental a apuração administrativa. Estima-se multa de cerca de R$ 150 mil pela criação irregular e R$ 300 mil por maus-tratos, devido as condições precárias de higiene e quantidade de animais feridos.

 

Destinação – Os pássaros devem ser encaminhados, ainda hoje, para o Brasília Ambiental e, na manhã desta terça-feira (29), serão enviados para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do Ibama, onde serão acolhidos e submetidos a análise do estado de saúde.

 

“Adiantamos que existem fortes indícios de maus-tratos e trata-se de uma das maiores apreensões de aves realizadas pelo Brasília Ambiental. Noventa por cento dos pássaros são canários da terra”, afirma o diretor de Fiscalização de Fauna, Victor Santos. “Somente amanhã teremos a quantidade exata dos passeriformes e o valor da multa aplicada. Agradecemos a parceria com a Dema/DF”, completa.

 

As denúncias de criação irregular de animais silvestres podem ser realizadas através da Ouvidoria do GDF, no número 162 ou ouv.df.gov.br. A Sufam orienta que é importante que a manifestação contenha informações sobre o local e a possível infração, além quaisquer outros detalhes que possam auxiliar a apuração pelos auditores fiscais, bem como a identificação do autor da infração.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543