O Instituto Brasília Ambiental e o Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (CIRAT) se tornaram parceiros para execução do projeto Arco das Nascentes do Paranoá. O acordo de parceria foi feito na modalidade Termo de Fomento via Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc).
Segundo o Plano de Trabalho, que viabiliza a execução da parceria, o Projeto Arco das Nascentes do Paranoá se apresenta como uma iniciativa de grande importância, visando a sustentabilidade socioambiental, não só da região, mas de todo o Distrito
Federal.
A parceria é voltada à conservação das áreas produtoras de água da região do Parque Nacional de Brasília até a Granja do Ipê, e será acompanhada pela Diretoria de Conservação e Recursos Hídricos, do Instituto (DICON).
Dentre todas as atividades do programa, destaca-se a busca da melhoria da segurança hídrica e conservação do Cerrado na Bacia do Paranoá, através de mapeamento e sinalização das áreas produtoras de água, do processo participativo de mobilização, educação ambiental e comunicação.
O diretor do CIRAT, Sérgio Augusto, diz que a equipe do Centro está contente com esta
parceria. “Estamos, especialmente, felizes nessa parceria com o Brasília Ambiental, porque acreditamos muito em soluções construídas de forma participativa e compartilhada”.
Sérgio Augusto tem grande expectativa em relação ao projeto. “Acreditamos que as soluções dos desafios ambientais que estamos vivendo passam pela direção de arranjos, articulações, parcerias de governo, sociedade civil e academias. Todos esses atores estão juntos para fazer a diferença, promover a questão da segurança hídrica nesse novo cenário de mudanças climáticas”, destaca.
Para a diretora da DICON, Janaína Starling, a expectativa também é grande. “A execução de projeto de conservação corresponde não só aos recursos hídricos, mas de todo o cuidado com o meio ambiente em prol da preservação das nascentes”, ressalta.
De acordo com os dois órgãos parceiros, além de ressaltar a importância ecológica das regiões de nascentes, a iniciativa vai realizar o mapeamento de nascentes em áreas que requerem proteção e conservação. A população será ativamente envolvida na ação com metodologia didática que resultará na sensibilização da comunidade.
“A atuação em eixos temáticos torna a disseminação da consciência ecológica bem ampla, levando educação ambiental para dentro de escolas e sensibilizando também crianças e adolescentes”, afirma Janaína Starling.
Termo de Fomento – O meio como será feito a parceria, intitulado Termo de Fomento, se trata de instrumento por meio do qual são formalizadas as parcerias estabelecidas pela administração pública com organizações da sociedade civil para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco propostas pelas organizações da sociedade civil, de acordo com a Lei 13019/2014.
SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543