Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/12/21 às 15h00 - Atualizado em 22/12/21 às 9h21

Brasília Ambiental e CIRAT fecham parceria socioambiental

O Instituto Brasília Ambiental e o Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (CIRAT) se tornaram parceiros para execução do projeto Arco das Nascentes do ParanoáO acordo de parceria foi feito na modalidade Termo de Fomento via Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc).

 

Segundo o Plano de Trabalho, que viabiliza a execução da parceria, o Projeto Arco das Nascentes do Paranoá se apresenta como uma iniciativa de grande importância, visando a sustentabilidade socioambiental, não só da região, mas de todo o Distrito

 Federal.

 

A parceria é voltada à conservação das áreas produtoras de água da região do Parque Nacional de Brasília até a Granja do Ipê, e será acompanhada pela Diretoria de Conservação e Recursos Hídricos, do Instituto (DICON).

 

Dentre todas as atividades do programa, destaca-se a busca da melhoria da segurança hídrica e conservação do Cerrado na Bacia do Paranoá, através de mapeamento e sinalização das áreas produtoras de água, do processo participativo de mobilização, educação ambiental e comunicação.

 

O diretor do CIRAT, Sérgio Augusto, diz que a equipe do Centro está contente com esta

parceria. “Estamos, especialmente, felizes nessa parceria com o Brasília Ambiental, porque acreditamos muito em soluções construídas de forma participativa e compartilhada”.

 

Sérgio Augusto tem grande expectativa em relação ao projeto. “Acreditamos que as soluções dos desafios ambientais que estamos vivendo passam pela direção de arranjos, articulações, parcerias de governo, sociedade civil e academias. Todos esses atores estão juntos para fazer a diferença, promover a questão da segurança hídrica nesse novo cenário de mudanças climáticas”, destaca.

 

Para a diretora da DICON, Janaína Starling, a expectativa também é grande. “A execução de projeto de conservação corresponde não só aos recursos hídricos, mas de todo o cuidado com o meio ambiente em prol da preservação das nascentes”, ressalta.

 

De acordo com os dois órgãos parceiros, além de ressaltar a importância ecológica das regiões de nascentes, a iniciativa vai realizar o mapeamento de nascentes em áreas que requerem proteção e conservação. A população será ativamente envolvida na ação com metodologia didática que resultará na sensibilização da comunidade.

 

A atuação em eixos temáticos torna a disseminação da consciência ecológica bem ampla, levando educação ambiental para dentro de escolas e sensibilizando também crianças e adolescentes”, afirma Janaína Starling.

 

Termo de Fomento – O meio como será feito a parceria, intitulado Termo de Fomento, se trata de instrumento por meio do qual são formalizadas as parcerias estabelecidas pela administração pública com organizações da sociedade civil para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco propostas pelas organizações da sociedade civil, de acordo com a Lei 13019/2014.

Brasília Ambiental - Governo do Distrito Federal

SEPN 511 - Bloco C - Edifício Bittar - CEP: 70.750-543